Banca de QUALIFICAÇÃO: CHARLES BAMAM MEDEIROS DE SOUZA

DATA: 22/04/2016
LOCAL: Sala 26, DEART

PERCEPÇÃO DO ALUNO NO USO DE LIVRO DIDÁTICO DIGITAL

Experiência do usuário. Livro didático Digital. Tablet. Design Centrado no Usuário.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Desenho Industrial
SUBÁREA: Programação Visual

Com a intenção de investigar o impacto do livro didático em formato digital no aprendizado do aluno de ensino médio, tendo como referencial a experiência do usuário (UX), este trabalho buscou captar a impressão que o aluno tem ao utilizar este tipo de material didático, através do tablet, de maneira a traçar um panorama dos pontos positivos e negativos percebido por eles, de maneira a, pensando num Design Centrado no Usuário,  sugerir considerações que permitam o aprimoramento desse tipo de produto auxiliar à educação contemporânea. Através de uma avaliação cooperativa, onde o aluno interfere no andamento do teste de usabilidade do produto, é possível perceber imediatamente o que lhe causa repulsa ou o atrai, o que lhe causa engajamento ou desmotivação quando manuseando o livro no tablet. O aluno foi ouvido a todo tempo, enquanto manuseava o tablet, externando suas opiniões. Ao final do teste, aplicamos um questionário para medir a satisfação do aluno na interação com o livro, o Questionaire for User Interaction Satisfaction – QUIS (SHNEIDERMAN, 1986), que nos permitiu obter detalhes subjetivos desta interação. O livro didático digital de história do ensino médio, História, Sociedade & Cidadania - Volume 1, de Alfredo Boulos Júnior, editora FTD, foi escolhido para esta pesquisa por apresentar características de design e tecnologia mais adequados ao público-alvo, como uma boa apresentação visual, recurso multimídia, elementos de interação e atenderem aos requisitos de seleção utilizados pelo FNDE para o edital 01/20131 do PNLD 2015, o qual foi o primeiro do governo federal a incluir o livro didático em formato digital no Plano Nacional do Livro Didático, que distribui os livros que as escolas públicas utilizarão em todo o país. Os apontamentos desta pesquisa permitiram sintetizar uma tabela de recomendações e revelam áreas do design e da usabilidade do livro didático em versão digital, acessado em tablets, que podem ser considerados para uma melhoria na construção deste tipo de ferramenta de apoio ao ensino e aprendizagem.

Interno - 2145145 - HELENA RUGAI BASTOS
Presidente - 1674328 - MARCOS ALBERTO ANDRUCHAK
Interno - 1691934 - TACIANA DE LIMA BURGOS
Notícia cadastrada em: 12/04/2016 18:49