XIV Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC - 2015 - Salvador/BA)

IHC 2015 - Competição de Design

Pela terceira vez na história do IHC, realizaremos a Competição de Design. O tema escolhido para o IHC 2015 é Visualização pública para tornar as cidades melhores, um tema atual e desafiador, que pode trazer benefícios diretos para a sociedade.

O objetivo da competição é criar um espaço no IHC 2015 para estudantes, com a participação de profissionais, apresentarem soluções criativas para problemas práticos, trocar experiências com a comunidade de IHC, inspirar ideias e oportunidades para novos trabalhos.

Tema / Problema de design

"Visualização pública para tornar as cidades melhores"

O conceito de cidades inteligentes, ou Smart Cities, tem conquistado relevância nas discussões sobre desenvolvimento urbano sustentável, no Brasil e no mundo. Ao mesmo tempo em que esse conceito é associado à oportunidade de elevar a qualidade de vida e sustentabilidade nas cidades brasileiras, é um desafio para administração pública e privada. Como usar esses dados para promover melhorias na cidade? E como engajar o cidadão para que ele participe dessa melhoria?

A proposta do desafio é então criar uma instalação pública (criativa!) para visualização de dados. Pode ser relacionada à mobilidade, cultura, saúde, segurança, educação, transparência, sustentabilidade (recursos naturais, energia, água, etc.), habitação, saneamento básico, ou qualquer outro tema de interesse da cidade. Ela pode ser restrita a um local, por exemplo, um parque, escola, universidade, etc, ou de interesse geral da cidade. É importante que a visualização seja atrativa, despertando a atenção do cidadão para o tema. A instalação pública pode ser ou não complementar a um aplicativo móvel ou web.

Datas Importantes:

Prazo de submissão: 07/07/2015
Notificação dos resultados: 07/08/2015
Submissão dos Finalistas: 07/10/2015
Apresentação dos finalistas no IHC: 03 a 06/11/2015

Mais informações: http://www.ihc2015.unifacs.br/index.php/pt-BR/chamada-de-trabalhos/competicao-de-design

Notícia cadastrada em: 24/04/2015 18:24
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao