Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATO DO NASCIMENTO OLIVEIRA

DISCENTE: RENATO DO NASCIMENTO OLIVEIRA
DATA: 10/04/2015
LOCAL: DEART - Sala M

Usabilidade e experiência do usuário (ux) da interface dos sistemas de e-mail Mail e Outlook: uma análise da relação entre a percepção da usabilidade do sistema e as medidas de desempenho e satisfação por meio do teste com usuários

Usabilidade, Métricas, Experiência do usuário

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Desenho Industrial
SUBÁREA: Programação Visual

A avaliação da usabilidade e da experiência do usuário são imprescindíveis para o sucesso de sistemas computacionais que visam prover acesso à recursos e informações por meio de uma interface gráfica do usuário. Possuem o objetivo de conhecer atitudes e comportamentos do usuário por meio da interação com a interface para medir aspectos de eficácia, eficiência e satisfação, bem como percepções e reflexões do usuário. No entanto, usabilidade e experiência do usuário são de natureza complexa, pois dependem de fatores específicos como o perfil dos usuários, o contexto de uso, a complexidade de tarefas, etc., e, nesse contexto, as métricas de desempenho, satisfação e as percepções dos usuários obtidas em uma avaliação nem sempre estão correlacionadas no sentido de indicar sistemicamente à facilidade de uso do sistema. Por essa razão, o presente estudo tem como objetivo realizar uma análise da correlação entre a percepção da facilidade de uso e as medidas de desempenho e satisfação, a ser aplicada por meio do teste com os usuários em dois sistemas de correio eletrônico o Mail e Outlook, aplicações desktop nativas presentes nos sistemas operacionais Mac OSX da Apple e Windows da Microsoft, no intuito de responder as seguintes questões: Qual a relação entre a percepção que o usuário tem da usabilidade, a satisfação, e a facilidade de uso dos sistemas verificada por meio das medidas de desempenho (eficácia e eficiência)? Desse modo, foi estruturado um experimento a ser realizado por meio de testes com usuários, que se dará em três etapas sequenciais em que, em uma primeira etapa será avaliada a percepção subjetiva do usuário acerca da usabilidade do sistema em que o usuário será questionado sobre sua expectativa da facilidade de uso com base na visualização da interface do sistema e de uma síntese de tarefas; em uma segunda etapa será aplicado questionário de background e realizado o teste de usabilidade no momento da utilização das interfaces; e numa terceira etapa, serão aplicados os questionários QUIS (Questionnaire for User Interaction Satisfaction) e o SUS (System Usability Scale) para conhecer a satisfação do usuário após o uso. O experimento contará com a colaboração de cinco participantes “não usuários” dos sistemas avaliados, representados por estudantes do curso de design da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Presidente - 1217007 - ANDRE LUIS SANTOS DE PINHO
Interno - 1804830 - JOSE GUILHERME DA SILVA SANTA ROSA