Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS FELIPPE DIAS LIMEIRA

DISCENTE: CARLOS FELIPPE DIAS LIMEIRA
DATA: 09/03/2015
LOCAL: DEART - Sala 18

Desenvolvimento de jogo sério digital sobre sintomas do acidente vascular cerebral e procedimentos de emergência sob a ótica do design centrado no usuário

Design, jogo sério digital, Design Centrado no Usuário, Acidente Vascular Cerebral

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Desenho Industrial
SUBÁREA: Programação Visual

Atualmente os jogos digitais vêm sendo aproveitados em outros contextos além da indústria do lazer e do entretenimento, como para fins educativos justamente pelo seu aspecto interativo e motivador, fazendo os jogadores aprenderem enquanto se divertem. Na área da Educação, os denominados jogos sérios (serious game) combinam tecnologias e conceitos de jogo com estratégias pedagógicas para atingir sucesso no processo de ensino-aprendizagem. Em campanhas educativas na área da Saúde, além do uso de cartilhas tradicionais e vídeos animados, o jogo sério digital apresenta-se como potencial ferramenta para a construção de saberes de forma significativa e contextualizada para diversos grupos socioculturais, principalmente o formado por pré-adolescentes. No presente estudo, sob a ótica do Design Centrado no Usuário (DCU) foi desenvolvido um jogo sério digital que visa contribuir no processo de aprendizagem de pré-adolescentes para o diagnóstico dos sintomas do Acidente Vascular Cerebral (AVC) e memorização do número 192 do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) como procedimento de emergência, sendo este avaliado com o público-alvo formado por alunos na faixa etária de 8 a 12 anos, de duas escolas públicas brasileiras: uma em Natal, Rio Grande do Norte e outra em Alvorada, Rio Grande do Sul. Os testes buscaram compreender as diferenças entre a percepção dos pré-adolescentes e a eficiência na memorização do número do SAMU por meio do jogo sério digital desenvolvido e de uma animação digital utilizada em campanhas educativas de combate ao AVC. Concluiu-se que, tanto o jogo sério digital quanto a animação digital apresentaram os mesmos níveis de eficiência no que diz respeito à memorização do número do SAMU e dos principais sintomas do AVC. Contudo, de modo geral, os pré-adolescentes manifestaram predileção pelo jogo sério digital, em virtude, principalmente, pelos níveis de interatividade e imersão proporcionados por este, indicando assim sua aceitação e eficiência pedagógica para a motivação e engajamento do público-alvo na construção de conhecimentos que possam ser aplicados em contextos reais da vida dos jogadores.

Interno - 1217007 - ANDRE LUIS SANTOS DE PINHO
Presidente - 1804830 - JOSE GUILHERME DA SILVA SANTA ROSA