Banca de DEFESA: GABRIEL MARCOS DA SILVA

DISCENTE: GABRIEL MARCOS DA SILVA
DATA: 24/02/2015
LOCAL: DEART - Sala 18

Avaliação da Usabilidade e da Arquitetura da Informação do site do Instituto do Cérebro da UFRN: um estudo de caso com base nas opiniões dos usuários

Usabilidade. Arquitetura da Informação. Design de Interfaces. Avaliação Cooperativa.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Desenho Industrial
SUBÁREA: Programação Visual

O presente trabalho apresenta o processo de identificação de falhas na Usabilidade, na Arquitetura da Informação e na interface gráfica do site do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a partir da aplicação das técnicas Cardsorting, Avaliação Cooperativa em grupo, Entrevistas, Avaliação Cooperativa Individual, e ainda de questionários de satisfação.  Investiga, também, a relevância do conteúdo disponibilizado na versão atual do site e a necessidade de novos conteúdos a serem incluídos no site, no intuito de propor recomendações para futuras adequações e projetos de redesign. A técnica Cardsorting, aplicada com um grupo de seis pessoas do público-alvo (professor, técnicos administrativos e aluno da pós-graduação) da Instituição, foi empregada para levantar informações a respeito dos modelos mentais dos usuários em relação ao site do Instituto do Cérebro, com vistas à proposição de recomendações para a reformulação do menu, dos seus itens, nomenclaturas e estrutura de navegação. Foram realizadas, também, entrevistas com o diretor do Instituto do Cérebro e com secretárias da graduação e pós-graduação. Por meio da técnica de Avaliação Cooperativa, a equipe de design e os usuários colaboraram a fim de identificar problemas de usabilidade e propor soluções. A Avaliação Cooperativa foi aplicada de duas formas: em grupo e individualmente. A avaliação em grupo foi realizada em quatro sessões, que ocorreram com um grupo formado por seis pessoas que são integrantes do corpo técnico do Instituto do Cérebro, e contribuiu, principalmente, para as sugestões da interface gráfica e de elementos de interface. Na Avaliação Cooperativa Individual, oito usuários (alunos da pós-graduação e técnicos administrativos do Instituto do Cérebro da UFRN) desempenharam tarefas que são frequentemente realizadas por usuários pertencentes ao público-alvo no site do Instituto do Cérebro. Após cada sessão da Avaliação Cooperativa Individual foi aplicado um questionário de satisfação do usuário sobre sua percepção a respeito da usabilidade e da utilidade do site do ICe. Concluiu-se, portanto que, por meio da análise dos resultados e da triangulação dos dados obtidos em cada uma das técnicas aplicadas com usuários na presente pesquisa, foram verificados, dentre outros, problemas relacionados à utilização inadequada de elementos de interface, navegação, rotulagem de alguns termos do menu, e ainda, a falta de campo de busca e integração com as redes sociais – além da ausência, posicionamento e formatação inadequada de informações que seriam de alta relevância para os usuários. Por fim, é apresentada uma lista de recomendações que poderá ser utilizada em futuro redesign da interface com vistas à melhoria da arquitetura da informação e usabilidade do site do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande Norte.

Interno - 1217007 - ANDRE LUIS SANTOS DE PINHO
Presidente - 1804830 - JOSE GUILHERME DA SILVA SANTA ROSA