Banca de DEFESA: DEBORA COSTA ARAUJO DI GIACOMO KOSHIYAMA

DISCENTE: DEBORA COSTA ARAUJO DI GIACOMO KOSHIYAMA
DATA: 04/12/2014
LOCAL: DEART - Sala 21

Análise da usabilidade e da arquitetura da informação do Repositório Institucional da UFRN e proposição de recomendações ergonômicas centradas no usuário

Design. Ergonomia da Informação. Repositório Institucional. Avaliação Cooperativa. Teste de Usabilidade.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Desenho Industrial
SUBÁREA: Programação Visual

A evolução das bibliotecas caminhou junto com a evolução da sociedade e da tecnologia humana. Com o advento da Internet, a divulgação do que é produzido, principalmente no meio acadêmico, torna-se fundamental para o desenvolvimento dos países. Desta forma, as universidades têm desenvolvido ferramentas que permitem a divulgação do conhecimento por elas produzido, como é o caso dos repositórios digitais. A usabilidade do sistema e a construção de uma interface com base nos preceitos da Arquitetura da Informação promovem a recuperação das informações armazenadas nos repositórios institucionais de maneira eficaz, eficiente e satisfatória. A fim de identificar possíveis problemas de usabilidade e falhas de arquitetura da informação de repositórios institucionais, optou-se pelo estudo de caso do Repositório Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Assim, questionou-se durante a pesquisa se a arquitetura da informação e o design da interface do Repositório Institucional da UFRN proporcionam interação com os grupos de usuário para os quais foi desenvolvido, atendendo desse modo, ao interesse institucional de promover transparência e acesso livre às informações produzidas pelas pesquisas desenvolvidas na universidade. Foi estabelecido, como hipótese da pesquisa, que a arquitetura da informação da interface do Repositório Institucional da UFRN promove a facilidade de uso do produto pelos grupos de usuários do sistema. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação das técnicas de Avaliação Cooperativa, com dez alunos de pós-graduação, e Testes de Usabilidade do sistema do RI/UFRN, com um grupo representativo de usuários do sistema: dez bibliotecários e dez alunos de graduação. Os participantes realizaram tarefas representativas – “Busca” e “Submissão” de um artigo científico. Além das técnicas de avaliação, os participantes do Teste de Usabilidade responderam ao questionário sociodemográfico e ao Questionnaire for User Interaction Satisfaction – QUIS. A partir dos resultados obtidos por meio da Avaliação Cooperativa com alunos de pós-graduação e dos Testes de Usabilidade com alunos de graduação e bibliotecários, foram encontrados problemas de usabilidade e arquitetura da informação presentes no sistema do Repositório Institucional, tais como: rotulagem, tamanho da fonte, nomenclatura dos botões, falta de feedback do sistema. Após a identificação dos problemas apontados pelos usuários, foram aplicados graus de severidade e elaborada uma lista de recomendações ergonômicas. Acredita-se a aceitação da proposta de recomendações a respeito de áreas relativas às tarefas apresentadas na pesquisa e, por conseguinte, o redesign da interface do Repositório Institucional da UFRN, que considera que os aspectos de usabilidade e de arquitetura da informação, supracitados, contribuirão para uma mudança no acesso e visibilidade das informações.

Presidente - 1217007 - ANDRE LUIS SANTOS DE PINHO
Externo à Instituição - CASSIA CORDEIRO FURTADO - UFMA
Interno - 1804830 - JOSE GUILHERME DA SILVA SANTA ROSA
Interno - 1691934 - TACIANA DE LIMA BURGOS