Banca de QUALIFICAÇÃO: SILVIA APARECIDA DE OLIVEIRA DE ALENCAR MATOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SILVIA APARECIDA DE OLIVEIRA DE ALENCAR MATOS
DATA: 23/06/2014
HORA: 13:00
LOCAL: DEART - Sala 25
TÍTULO:

PROCESSO DE COMPRA EM APLICATIVOS DE M-COMMERCE PARA SMARTPHONES PARA DEFINIÇÃO DE TAREFAS EM AVALIAÇÃO COOPERATIVA


PALAVRAS-CHAVES:

aplicativos móveis, m-commerce, avaliação cooperativa, análise da tarefa.

Key-Words: apps, m-commerce, cooperative evaluation, task analisys.


PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Desenho Industrial
SUBÁREA: Programação Visual
RESUMO:

Motivados pela descoberta em literatura de que usuários revelavam relutância em comprar via aplicativos móveis (m-commerce) em smartphones, tivemos como primeira intenção utilizar a técnica de avaliação cooperativa com usuários pra investigar a usabilidade nestes ambientes de compra. Uma das etapas da avaliação cooperativa é a elaboração de uma lista de tarefas que o usuário deve realizar para avaliar a interface. Fez-se necessário, então, definir as tarefas que deveriam compor a avaliação de usabilidade. Procuramos, sem êxito, um fluxo de processo de compras em aplicativos para smartphones a fim de definir quais tarefas deveriam ser testadas pelos usuários. Encontramos, em literatura, somente fluxos de processo de compra para sites. Com a participação de usuários adaptamos, então, um dos fluxos para sites ao contexto de compra do site da Livraria Saraiva, objeto eleito para viabilizar o nosso estudo. Com este novo fluxo para o contexto do site da Livraria Saraiva, verificamos se as etapas de compra eram correspondentes no aplicativo móvel para smartphones da mesma livraria. Verificadas as discrepâncias, finalmente propusemos, junto com usuários, um fluxo para o processo de compra em aplicativos para smartphones no ambiente da Livraria Saraiva. A partir deste fluxograma, fizemos uma avaliação cooperativa no aplicativo de m-commerce da referida livraria. Este trabalho resultou na elaboração, junto com usuários, de um fluxo com as etapas de compra que refletisse a forma de comprar dos usuários, quando estão diante de aplicativos móveis de m-commerce desenvolvidas para smartphones. O esquema do fluxo orientou a avaliação cooperativa com o aplicativo de m-commerce estudado e nos ajudou a concluir que incluir usuários na avaliação de interfaces deve, se possível, também pressupor a inclusão dos mesmos na adaptação dos próprios instrumentos.


ABSTRACT:

Motivated by discovering in the literature that users revealed reluctance to buy via mobile applications (m-commerce) in smartphones, there was the first intention to use the technique of cooperative evaluation with users to investigate the usability of these shopping environments. One of the stages of cooperative evaluation is the preparation of a tasks list  that the user must do to evaluate the interface. It was necessary, then, to define the tasks that should compose the usability evaluation. A flow was seeked, unsuccessfully, in the purchasing process in applications for smartphones in order to define which tasks should be tested by users. In the literature, only sites' process flows of purchase were found. With the participation of users, a flow was adapted, then, for sites in the purchasing context of the site of Saraiva Bookstore, the elected object to enable this study. With this new flow for the context of Saraiva Bookstore's site, it was checked if the steps were corresponding in the mobile application for smartphones of the same bookstore. Discrepancies verified, finally it was proposed, with the users, a flow for the purchasing process in applications for smartphones in Saraiva bookstore's environment. Based on this flowchart, a cooperative evaluation was made in the application of m-commerce of this bookstore. This work led to the development, with the users, of a flow with purchasing steps that reflected the way users purchase, when faced with m-commerce mobile applications developed for smartphones. Flow's scheme guided the cooperative evaluation with the application of m-commerce studied and helped to conclude that including users in the evaluation of interfaces should, if possible, also mean the inclusion of them in the construction of their own instruments.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1217007 - ANDRE LUIS SANTOS DE PINHO
Interno - 1674328 - MARCOS ALBERTO ANDRUCHAK
Presidente - 1760618 - OLAVO FONTES MAGALHAES BESSA
Notícia cadastrada em: 13/06/2014 16:20
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