Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRECELLY SOLON BORGES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANDRECELLY SOLON BORGES
DATA : 16/12/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Videoconferência pelo link: meet.google.com/thh-jhpc-mud
TÍTULO:

PROJETO DE UM TERMINAL DE ÔNIBUS URBANO PARA O BAIRRO PLANALTO – NATAL/RN COM ÊNFASE EM UM SISTEMA CONSTRUTIVO RÁPIDO E DE MENOR CUSTO.


PALAVRAS-CHAVES:

Terminal de ônibus; Cobertura tensionada; Construção rápida.


PÁGINAS: 130
RESUMO:

Este Trabalho de Qualificação de Mestrado Profissional, também constituído em um relatório técnico, consiste em um anteprojeto técnico de um terminal de ônibus urbano para o bairro Planalto, com ênfase em um sistema construtivo de rápida execução. A maior parte da população de Natal/RN é usuária do transporte público de ônibus urbano, assim como é abrangente a faixa etária de usuários que precisam deste tipo de meio de locomoção para exercer suas atividades diárias, como estudo, trabalho e lazer. O sistema de transporte público de uma cidade não se abrevia apenas aos veículos que transportam pessoas por diferentes trajetos, ele também é composto por edificações, seus acessos e instalações, elementos estes que precisam atender os usuários com planejamento correto e eficaz, configurando-se como espaço protegido e seguro para usuários e funcionários. Entretanto, não se observa uma infraestrutura dessa natureza, compatível com a demanda de pessoas que circulam diariamente pelos terminais de ônibus urbano implantados em Natal/RN. Entendendo a grande importância deste equipamento urbano para a sociedade local, objetiva-se oferecer uma proposta funcional e confortável para a população, através do anteprojeto do Terminal de Ônibus Planalto II, no Bairro Planalto, visto que esta localidade sequer apresenta uma edificação deste tipo. Considerando os objetivos específicos, durante a elaboração da pesquisa foi se fez necessário estudar as dinâmicas de funcionamento dos terminais de ônibus; avaliar os aspectos bioclimáticos e do entorno visando a funcionalidade e desempenho eficiente da edificação; apontar técnicas e materiais que favoreçam uma construção rápida e uma relação custo-benefício atrativa. Para desenvolver a proposta foi, inicialmente, realizado um aprofundamento teórico-conceitual sobre o tema, através de pesquisas bibliográficas e estudos de referências projetuais correlatos. Em seguida, seguiu-se à fase de projetação, baseada na definição de conceito, partido a programação arquitetônica, definição de dilemas e metas do projeto. A partir dessa base e com o auxílio dos componentes curriculares do curso, o processo projetual foi gradualmente sendo desenvolvido e mapeado, através de diversas formas de registro, desde as etapas iniciais de estudos de condicionantes, concepção e desenvolvimento do partido arquitetônico, até o escopo da proposta do Terminal. Como resultado tem-se uma proposta de uma edificação funcional, utilizando uma cobertura tensionada, de execução em curto espaço de tempo e com menores custos, quando comparadas a outros sistemas construtivos.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1694892 - EDNA MOURA PINTO
Presidente - 2140673 - GLAUCE LILIAN ALVES DE ALBUQUERQUE
Externo ao Programa - 1149445 - LUIZ ALESSANDRO PINHEIRO DA CAMARA DE QUEIROZ
Interno - 7350306 - PAULO JOSE LISBOA NOBRE
Notícia cadastrada em: 30/11/2020 13:32
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao