Banca de DEFESA: RAFAELLA PRISCYLA GOMES BULHÕES

DISCENTE : RAFAELLA PRISCYLA GOMES BULHÕES
DATA : 22/10/2020
LOCAL: on line

PLURAL - Anteprojeto de uma escola pública integral de ensino infantil com referência na Base Nacional Comum Curricular

Projeto Arquitetônico; Arquitetura Escolar; Educação Infantil; Base Nacional Comum Curricular.

Este documento de conclusão de mestrado profissional tem como ponto de partida a relação entre a arquitetura e a educação, definindo como público alvo crianças de dois a seis anos de idade. Seu objetivo geral é elaborar o anteprojeto arquitetônico de uma Instituição Pública de Ensino Infantil a partir da compreensão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - norma que define o conjunto de aprendizagens a serem desenvolvidas ao longo da Educação Básica. Na etapa da Educação Infantil, a BNCC define cinco campos de aprendizagem para auxiliar o professor no planejamento de sua prática pedagógica: (i) o eu, o outro e nós; (ii) corpo, gestos e movimentos; (iii) traços, sons, cores e formas; (iv) escuta, fala, pensamento e imaginação; (v) espaço, tempo, quantidades, relações e transformações. Considerando tais aprendizagens, o projeto arquitetônico de uma escola deve ser desenvolvido para potencializar os objetivos dos campos de experiência infantil, sendo versátil, permeável e sujeito às modificações em função das diferentes atividades desenvolvidas. Entende-se a arquitetura como facilitadora da relação entre a escola e a população local, diálogo que pode acontecer, por meio da composição formal, do cuidado com o paisagismo, da criação de espaços de convivência, dentre outros aspectos. Para delimitação da proposta arquitetônica foram realizados: (a) aprofundamento teórico-conceitual do tema, através de pesquisa bibliográfica e estudos de referências projetuais; (b) programação arquitetônica, com definição de dilemas e metas do projeto, predimensionamento, definição de conceito e partido arquitetônico; (c) desenvolvimento da proposta arquitetônica por meio de procedimentos multimétodos envolvendo meios analógicos e digitais. O resultado final é o anteprojeto arquitetônico da escola Plural. Projetada a partir do conceito do tangram, a edificação está localizada em lote com 22.345,38m², situado no contexto de uma área livre do bairro. A área construída tem 2.500,02m2, a ser executada com estrutura de concreto armado e fechamentos em concreto celular. A proposta conta com planta baixa, cortes, fachadas e maquete eletrônica, acompanhada pela memória da atividade e informações descritivas e justificativas das principais decisões projetuais. Para maior contato da escola com a comunidade, também é apresentado estudo preliminar para a ocupação da área circundante.

Presidente - 1149643 - GLEICE VIRGINIA MEDEIROS DE AZAMBUJA ELALI
Interna - 2140673 - GLAUCE LILIAN ALVES DE ALBUQUERQUE
Externa à Instituição - CÍNTIA CAMILA LIBERALINO VIEGAS - ESTACIO
Notícia cadastrada em: 02/10/2020 18:13