Banca de DEFESA: CÍCERO MARQUES SIQUEIRA NETO

DISCENTE : CÍCERO MARQUES SIQUEIRA NETO
DATA : 31/07/2019
LOCAL: Miniauditório do PPGAU

ESCOLA MUNICIPAL EDGAR MORIN: ANTEPROJETO ARQUITETÔNICO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL INCLUSIVA EM CEARÁ-MIRIM/RN

Arquitetura Escolar. Edifício Educacional. Educação Inclusiva. Arquitetura Inclusiva.

Este trabalho trata do tema escola e sua relação com o conceito da arquitetura inclusiva. O tema é justificado pela importância histórica do ambiente de educação e pelas diversas necessidades enfrentadas pelo público de estudantes com necessidades educacionais quanto à adequação dos ambientes à diversidade humana, mesmo que haja o evidente direito de todos ao ensino público de qualidade, garantido pela legislação. O objetivo consiste na elaboração do anteprojeto arquitetônico de uma escola pública de ensino fundamental com enfoque na educação inclusiva de estudantes com necessidades educacionais especiais do ensino regular. O público-alvo é composto por estudantes matriculados em escolas do município de Ceará-Mirim/RN e atendidos no Centro Municipal de Apoio à Inclusão (CEMAI), que forneceu dados e relatórios das necessidades desses estudantes, sendo esse material de grande importância para o processo de projeto. O universo de estudo é um terreno de domínio público localizado nesta cidade. Para subsidiar o desenvolvimento da proposta arquitetônica, foram realizados a revisão bibliográfica dos conceitos chaves e das diretrizes do desenho universal; análises de precedentes arquitetônicos e simulações de conforto ambiental com ferramentas bioclimáticas. Para este exame de qualificação, são apresentados: referencial teórico em elaboração; concepção e desenvolvimento da proposta; versão do anteprojeto em nível de estudo preliminar.

Externa à Instituição - ANA ZÉLIA MARIA MOREIRA
Interna - 5177271 - EUNADIA SILVA CAVALCANTE
Interna - 1149643 - GLEICE VIRGINIA MEDEIROS DE AZAMBUJA ELALI
Notícia cadastrada em: 05/07/2019 17:36