Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO DA ROCHA BEZERRA JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO DA ROCHA BEZERRA JUNIOR
DATA: 26/08/2015
HORA: 14:30
LOCAL: Miniauditório do PPGAU/UFRN
TÍTULO:

HABITAÇÃO SOCIAL EVOLUTIVA: ESTRATÉGIAS DE FLEXIBILIDADE PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL


PALAVRAS-CHAVES:

Habitação Social, Flexibilidade, Residência Mulfamiliar, Arquitetura moderna e contemporânea; Arranjos familiares contemporâneos.


PÁGINAS: 131
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
RESUMO:

Nos últimos anos a política habitacional no país tem se caracterizado por um modelo de intervenção marcado pela questionável qualidade arquitetônica e urbanística da habitação social voltada às populações da baixa renda. Desde o lançamento do PMCMV, em 2009, as principais críticas a esse modelo de Programa Habitacional, recaem, sobretudo, no que se refere às soluções apresentadas nos projetos desenvolvidos para habitação de interesse social, uma vez que não refletem as necessidades dos diversos perfis de usuários de baixa renda, nem consideram as transformações na estrutura familiar ocorridas ao longo do tempo. Como desenvolver projetos para habitação de interesse social atendendo as necessidades programáticas e a dinâmica de transformações das demandas de diferentes tipos de usuários? Nesse sentido, o presente trabalho se insere no tema da Arquitetura da Habitação de Interesse Social - HIS, tendo como objetivo geral a elaboração de um projeto utilizando estratégias projetuais de flexibilidade, tendo como universo de estudo o bairro de Mãe Luiza, localizado no município de Natal/RN. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica abordando o conceito de flexibilidade aplicado ao projeto da habitação social, como forma de construir um referencial teórico sobre o assunto; elaboração de estudos de referencia diretos e indiretos de projetos de habitação que utilizam estratégias e técnicas construtivas aplicadas à flexibilidade programática e funcional do edifício; identificação do perfil e demandas dos usuários de baixa renda atendidos pelo PMCMV, através do banco de dados da SEHARPE; e análise dos condicionantes legais e ambientais necessários a elaboração da proposta arquitetônica.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - HEITOR DE ANDRADE SILVA - UFCG
Interno - 1345114 - JOSE CLEWTON DO NASCIMENTO
Presidente - 350497 - MARCELO BEZERRA DE MELO TINOCO
Interno - 7350306 - PAULO JOSE LISBOA NOBRE
Notícia cadastrada em: 11/08/2015 19:37
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao