Banca de DEFESA: MARCOLINA MARIA DE OLIVEIRA PIRES MARCELINO

DISCENTE: MARCOLINA MARIA DE OLIVEIRA PIRES MARCELINO
DATA: 29/05/2014
LOCAL: Mini-auditório do PPGAU

"Arquitetura escolar Infantil modulada e flexível".

Palavras-chave: Arquitetura escolar, escola infantil, modulação, flexibilidade.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo

RESUMO

Com o passar dos anos, a política do governo federal é utilizar projetos padrões para edifícios escolares, na tentativa de agilizar as obras e reduzir déficit de vagas para o ensino. No município de Natal as escolas infantis destinadas a crianças de 0 a 6 anos, são denominadas Centro Municipal de Ensino Infantil (CMEI). As novas edificações são implantadas através de financiamento junto ao Governo Federal pelo Programa PROINFÂNCIA. Este disponibiliza três tipos de projeto: O “tipo A” deve ser fornecido pelo município interessado e aprovado pelo MEC. O “tipo B” é projeto padrão com capacidade para 120 alunos em tempo integral ou 240 em dois turnos e terreno com dimensões de 40 x 70m e “tipo C” também projeto padrão para 60 alunos em tempo integral ou 120 em dois turnos e terreno com dimensões de 35 x 45m. Com a escassez de terreno com dimensões maiores, algumas vezes é implantado o “tipo C” quando a necessidade é pelo “tipo B” devido à oferta de vagas. Neste sentido, este estudo tem a intenção de apresentar o anteprojeto de escola de educação infantil modulada e flexível com ênfase no conforto dos usuários. Portanto foram realizados estudos de conceitos, arquitetura escolar, tecnologias de construção, estudos de referências e visitas ao CMEI Fernanda Jales (PROINFÂNCIA “tipo B”). No entanto a proposta sintetiza o anteprojeto por módulos podendo ser implantado na sua totalidade ou por partes de acordo com a necessidade e características do lote.

Presidente - 3549781 - BIANCA CARLA DANTAS DE ARAUJO
Interno - 1149643 - GLEICE VIRGINIA MEDEIROS DE AZAMBUJA ELALI
Externo à Instituição - LEONARDO SALAZAR BITTENCOURT - UFAL
Notícia cadastrada em: 12/05/2014 09:44