Banca de DEFESA: MARIA JOSÉ SANTOS LIMA

DISCENTE: MARIA JOSÉ SANTOS LIMA
DATA: 20/06/2013
LOCAL: sala de aulas PPGCEM

Síntese e Caracterização de TaC e Óxido Misto de Tântalo e Cobre Nanoestruturados a Partir do Precursor Oxálico de Tântalo Através de Reações Gás-sólido e sólido-sólido a Baixa Temperatura.

Carbeto de tântalo nanoestruturado, Precursores oxálicos, Composto de tântalo e cobre

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica

A pesquisa e o desenvolvimento de Materiais nanoestruturados vêm crescendo significativamente nos últimos anos. Estes materiais apresentam propriedades significativamente modificadas em comparação às dos materiais convencionais, devido às dimensões extremamente reduzidas dos cristalitos. O carbeto de Tântalo (TaC) é um material extremamente duro, apresentando elevada dureza, elevado ponto de fusão, elevada estabilidade química, boa resistência ao ataque químico e choque térmico e excelente resistência à oxidação e corrosão.  Os compostos de Tântalo impregnados com Cobre também possuem excelentes propriedades dielétricas e magnéticas.  Desta forma este trabalho teve como objetivo a obtenção de TaC e do óxido misto de tântalo e cobre nanoestruturado a partir do precursor tris(oxalato)oxitantalato de amônio hidratado, através de reação gás-sólido e sólido-sólido respectivamente a baixa temperatura (1000°C) e  curto tempo de reação. Os materiais obtidos foram caracterizados através de difração de Raios-X (DRX), Refinamento Rietveld, Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), Espectroscopia por Fluorescência de Raios-X (FRX), Espectroscopia de Infravermelho (espectroscopia IV), Termogravimétrica (TG) e Analise Termodiferencial (DTA) e BET. Através das analises de DRX e do refinamento Reitiveld para o TaC com S= 1,1584 observou-se a formação do carbeto de tântalo puro com estrutura cúbica e tamanho médio de cristalitos na ordem de 12,5 nanômetros.  Para a síntese realizada do óxido misto de tântalo e cobre houve a formação de duas fases distintas: CuTa10O26  e Ta2O5, embora esta última tenha sido formada em menor quantidade.

Externo à Instituição - ARIADNE DE SOUZA SILVA - UERN
Interno - 349801 - CARLSON PEREIRA DE SOUZA