Banca de DEFESA: TERCIO GRACIANO MACHADO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TERCIO GRACIANO MACHADO
DATA: 23/11/2012
HORA: 11:00
LOCAL: Anfiteatro A do CCET
TÍTULO:

Estudo da produção de compósitos cerâmicos utilizando resíduos de rejeito de scheelita: formulação, propriedades físicas e microestrutura.


PALAVRAS-CHAVES:

Scheelita, Rejeito de Scheelita, Cerâmica Vermelha, Argilas, Propriedades Tecnológicas


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
RESUMO:

O extrativismo mineral é considerado uma atividade altamente degradante, devido ao grande volume de material que ele movimenta em forma de minério e rejeito. A grande maioria das empresas mineradoras não apresenta nenhuma tecnologia ou aplicação economicamente viável que permitam a reciclagem do resíduo mineral, sendo estes lançados em áreas de recebimento localizadas a “céu aberto”, degradando o meio ambiente. No Rio Grande do Norte a produção de cerâmica vermelha restringe suas atividades à produção de produtos como: tijolos maciços, blocos cerâmicos, telhas, dentre outros. Buscando unir experiências e informações técnicas que favoreçam o desenvolvimento sustentável, com importantes benefícios ao setor da Construção Civil e à sociedade em geral, o presente trabalho estuda a incorporação do resíduo de scheelita em matriz cerâmica caulinítica, proveniente do município de Boa Saúde – RN, em percentuais de 5%, 10%, 20%, 30% 40% e 50%, avaliando sua microestrutura, propriedades físicas e formulação. As matérias-primas foram caracterizadas através dos ensaios de Fluorescência de Raios-X, Difração de Raios-X, Análise Térmica Diferencial e Análise Termogravimétrica. Os corpos de prova foram conformados e queimados nas temperaturas de 850o, 900o, 1000o, 1050o, 1100o, 1150o e 1200oC, com isoterma de 1 hora e taxa de aquecimento de 10oC/min. Foram realizados os ensaios tecnológicos de Perda ao Fogo, Absorção de Água, Porosidade Aparente, Massa Específica Aparente e Tensão de Ruptura à Flexão, além da Microscopia Eletrônica de Varredura; analisando-se suas propriedades físicas e mecânicas. A utilização de resíduo de scheelita em massa cerâmica caulinítica propiciou um produto final com propriedades tecnológicas que atendem as normas técnicas para produção de blocos e telhas cerâmicas, sendo o percentual de 20% de resíduo que apresentou os melhores resultados.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ELIALDO CHIBERIO DA SILVA - IFRN
Externo ao Programa - 2613355 - FRANCINE ALVES DA COSTA
Externo à Instituição - GILSON GARCIA DA SILVA - IFRN
Externo ao Programa - 2331385 - JAQUELIGIA BRITO DA SILVA
Presidente - 345842 - UILAME UMBELINO GOMES
Notícia cadastrada em: 23/11/2012 08:16
SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2021 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao