Banca de QUALIFICAÇÃO: SHEYLA KAROLINA JUSTINO MARQUES

DISCENTE: SHEYLA KAROLINA JUSTINO MARQUES

DATA: 20/12/2010

LOCAL: sala de reunioes do CCET (sala 37)

ESTUDO DA INCORPORAÇÃO DE CASCALHO PROVENIENTE DA PERFURAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO EM FORMULAÇÕES PARA TIJOLOS DE SOLO-CIMENTO

solo-cimento, resíduos de cascalho de perfuração de poços de petróleo, resistência, ensaios tecnológicos

GRANDE ÁREA: Engenharias

ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica

O presente trabalho consiste na formulação de tijolos solo cimento a partir da mistura de cimento portland, areia, água com e sem adição de resíduo de cascalho de perfuração de poços de petróleo, que poderão ser utilizados pela indústria, com o objetivo de melhorar seu desempenho e diminuir seu custo utilizando o resíduo e, conseqüentemente, aumentando sua vida útil. Os tijolos de solo-cimento constituem uma das alternativas para a construção em alvenaria. Esses elementos, após pequeno período de cura, garantem resistência à compressão simples similar à dos tijolos maciços e blocos cerâmicos, sendo a resistência tanto mais elevada quanto maior for à quantidade de cimento empregada. Foi utilizado o solo proveniente do Município de São José do Mipibú/RN, as margens do Rio Baldun, cimento CPIIZ-32 e resíduo de cascalho de perfuração de poços de petróleo proveniente da perfuração de poços Onshore, no município de Mossoró/RN, fornecido pela Petrobras. Para a determinação da mistura ótima, estudou-se a inclusão de teores de resíduos diferenciados (100%; 90%; 80%; 70% e 60%) onde foram confeccionados 15 corpos-de-prova. A avaliação dos tijolos confeccionados foi feita a partir de ensaios de compressão simples, perda de massa por imersão e absorção de água.  Os resultados experimentais comprovaram a eficiência e o elevado potencial de utilização do resíduo de perfuração de poços de petróleo, tornando o tijolo de solo-cimento-resíduo com uma maior resistência mecânica e menor absorção de água.

Interno - 1300987 - CARLOS ALBERTO PASKOCIMAS
Externo ao Programa - 2331385 - JAQUELIGIA BRITO DA SILVA