Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA MELISSA PAULA BRITO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA MELISSA PAULA BRITO
DATA : 31/03/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Complexo de Pós-Graduação do Centro de Tecnologia (PGTEC) - Sala 402
TÍTULO:

Síntese verde e caracterização das propriedades fotocatalíticas de Bi2WO6 :xPr3+ obtidos pelo método hidrotérmico assistido por micro-ondas.


PALAVRAS-CHAVES:

Tungstato de bismuto; praseodímio; extrato de beterraba; síntese verde; método hidrotérmico assistido por micro-ondas; e fotocatálise.


PÁGINAS: 65
RESUMO:

A síntese verde tem se mostrado promissora para a obtenção de nanopartículas por apresentarem potencial em degradar poluentes orgânicos gerados pelas indústrias têxteis. Devido suas propriedades interessantes, o tungstato de bismuto (Bi2WO6) se destaca como um fotocatalisador para remediação ambiental e pelas diferentes formas de obtenção, tais como coprecipitação, sol-gel e sonoquímica. Neste trabalho, nanopartículas de Bi2WO6:xPr3+ (x = 0; 0,01 e 0,03 mol), com adição de extrato de beterraba (EB), foram sintetizadas pelo método hidrotérmico assistido por micro-ondas à 150°C por 60 min. Por conseguinte, as amostras foram caracterizadas estruturalmente pela técnica de difração de raios X (DRX) e sua morfologia foi investigada pela microscopia eletrônica de varredura de emissão de campo (MEV-FEG). A atividade fotocatalítica das amostras foi quantificada pela técnica de espectroscopia de UV-Visível (UV-Vis) por meio da degradação dos corantes azul de metileno (AzM) e violeta cristal (VC) por irradiação ultravioleta e solar. Foi constatado, por meio dos padrões de DRX, que as amostras possuem uma estrutura cristalina ortorrômbica e boa cristalinidade, sem a presença de fases secundárias, o que indica que a presença do dopante Pr3+ e a adição do extrato de beterraba, não geram fases adicionais. Além disso, o tamanho de cristalito variou entre 5,66 nm à 10,10 nm, notou-se um ligeiro aumento quando inserido o dopante Pr3+, mas à medida que aumentou a quantidade de EB, o tamanho de cristalito diminuiu. As micrografias de MEV-FEG constataram que a morfologia predominante das nanopartículas é semelhante a uma flor. A energia de banda de gap dos Bi2WO6:xPr3+ variou entre 3,56 eV a 3,65 eV. Os testes fotocatalíticos indicam que todas as amostras apresentam potencial para descoloração do AzM e VC. Além disso, observou-se que o mecanismo fotocatalítico atuante, na irradiação UV e solar, consiste, principalmente, de superóxidos e buracos. Portanto, as nanopartículas de Bi2WO6:xPr3+, utilizando síntese verde e a luz solar, é uma alternativa promissora, eficiente e econômica para a degradação de corantes orgânicos.

 

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1883170 - MAURICIO ROBERTO BOMIO DELMONTE
Interna - 1802888 - FABIANA VILLELA DA MOTTA
Externa à Instituição - LILIA BASILIO DE CALAND - UERN
Notícia cadastrada em: 16/03/2023 14:45
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao