Banca de DEFESA: ROBERTA ARAUJO CAVALCANTE DE MENEZES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROBERTA ARAUJO CAVALCANTE DE MENEZES
DATA : 29/01/2022
HORA: 08:00
LOCAL: SalaVirtual
TÍTULO:

Estudo do efeito da adição de pentóxido de nióbio na microestrutura e propriedades do aço EUROFER processado pela metalurgia do pó.

 

PALAVRAS-CHAVES:


Palavras chave: EUROFER, Nb2O5, Metalurgia do Pó, Moagem de Alta Energia, Sinterização, SPS

 

PÁGINAS: 90
RESUMO:


 

EUROFER é um aço estrutural ferríticos-martensítico de atividade reduzida (RAFM) utilizado na construção de reator de fusão nuclear. Entretanto, este material apresenta falhas oriundas, principalmente, por fluência e inchamento, quando utilizado em temperaturas acima de 500 ºC. Estudos foram desenvolvidos para contornar este problema, sem comprometer as propriedades já adquiridas. A solução encontrada foi o endurecimento por dispersão de óxido (oxide dispersion strengthened – ODS) de ítrio. Este trabalho desenvolveu novos materiais, sendo eles: ligas de EUROFER puro e de compósitos inovadores de EUROFER-ODS, a partir de cavaco de EUROFER e do pentóxido de nióbio (Nb2O5), processados pela metalurgia do pó (MP). A rota de fabricação para a obtenção do pó de EUROFER também foi inovadora para este aço, pois se utiliza de uma rota verde, dentro de mecanismos de autossustentação e reaproveitamento desse material. Os cavacos de EUROFER puro foram moídos em moinho de bolas de alta energia (MAE) por diferentes tempos (5h, 10h e 15h), e com adição de Nb2O5 (0% p., 3%p., 5%p. e 7%p.) nos mesmos intervalos de tempo. Os pós foram sinterizados via Spark Plasma Sintering (SPS) e forno convencional (FC). Foram analisados o efeito da variação do tempo de moagem e da concentração de Nb2O5, além dos métodos de sinterização, nas propriedades físicas, mecânicas e elétricas e agnét5cas dos materiais sinterizados. Os resultados mostraram que o aumento do tempo de moagem reduziu a distribuição do tamanho médio das partículas em 57% e melhorou a sinterabilidade dos pós moídos. As análises de DRX sugerem a formação das fases martensita e austenita retida nos sinterizados via SPS. A microdureza das ligas obtidas a partir dos cavacos de EUROFER puro sinterizados por SPS (≈ 560 HV), foram superiores aos sinterizados por FC (≈ 65 HV) e da barra como recebida (410 HV). A adição do Nb2O5 na liga EUROFER-ODS, manteve a microdureza dos sinterizado via SPS na ordem de grandeza da barra, porém os sinterizados via FC apresentaram valores inferiores (≈ 78 HV). Além disso, as densidades das amostras sinterizadas via SPS foram maiores do que as sinterizadas via FC. Diante dos resultados apresentados, as rotas desenvolvidas se mostraram promissoras para o desenvolvimento desses novos materiais.

 

MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANGELUS GIUSEPPE PEREIRA DA SILVA - UENF
Externo ao Programa - 350830 - JOSE HUMBERTO DE ARAUJO
Externa à Instituição - MARIA JOSÉ SANTOS LIMA - UFRN
Interno - 1350249 - RUBENS MARIBONDO DO NASCIMENTO
Presidente - 345842 - UILAME UMBELINO GOMES
Notícia cadastrada em: 27/01/2022 18:47
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao