Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBERTA ARAUJO CAVALCANTE DE MENEZES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROBERTA ARAUJO CAVALCANTE DE MENEZES
DATA : 30/09/2021
HORA: 13:00
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO:

Estudo do efeito da adição de pentóxido de nióbio na microestrutura e propriedades do aço EUROFER processado pela metalurgia do pó.


PALAVRAS-CHAVES:

EUROFER, Nb2O5, Reciclagem, Metalurgia do Pó, Moagem de Alta Energia, Sinterizaçã


PÁGINAS: 90
RESUMO:

EUROFER é um material estrutural utilizado na construção do reator de fusão nuclear ITER, por possuir várias propriedades que o tornam atraente para esta aplicação. Entretanto, este material apresenta falhas por fluência e inchamento, quando utilizado em temperaturas acima de 500 ºC. Estudos foram desenvolvidos para contornar este problema, de forma a não prejudicar as propriedades já adquiridas. A solução encontrada foi o endurecimento por dispersão de óxido (ODS) de ítrio. Sabe-se também, que os componentes de EUREFER utilizados no ITER são frequentemente fabricados por meio de processos de usinagem, o que resulta em significativa geração de resíduos de cavacos. Paralelamente, o interesse pelo estudo de novas técnicas de reciclagem de cavacos vem crescendo nos últimos anos. Neste trabalho, foram analisadas as ligas de EUROFER pura e do compósito EUROFER-ODS fabricadas a partir do cavaco (rejeito de usinagem) de EUROFER. Também foi analisado o comportamento da liga EUROFER-ODS quando adicionado o pentóxido de nióbio (Nb2O5) ao aço através da metalurgia do pó (MP). Os cavacos de EUROFER foram moídos em moinho de bolas de alta energia (MAE) por diferentes tempos (5h, 10h e 15h), com adição de Nb2O5 (0% p., 3%p., 5%p. e 7%p.). Os materiais foram sinterizados via Spark Plasma Sintering (SPS) e forno resistivo convencional (FRC). O efeito dos tempos de moagem, concentração de Nb2O5 e métodos de sinterização foram analisados nas propriedades físicas, mecânicas e elétricas dos materiais sinterizados. Os resultados mostraram que o aumento do tempo de moagem reduziu a distribuição do tamanho médio das partículas em 57% e melhorou a sinterabilidade dos pós moídos. As análises de DRX sugerem a formação das fases martensita e austenita retida nos sinterizados via SPS. A microdureza das ligas obtidas a partir dos cavacos de EUROFER puro sinterizados por SPS (≈ 560 HV), foram superiores aos sinterizados por CRF (≈ 65 HV) e da barra como recebida (410 HV). A adição do Nb2O5 na liga EUROFER-ODS, manteve a microdureza dos sinterizado via SPS na ordem de grandeza da barra, porém os sinterizados via FRC apresentaram valores inferiores (≈ 78 HV). Além disso, as densidades das amostras sinterizadas via SPS foram maiores do que as sinterizadas via CRF. Finalmente, os resultados gerais sugerem que a metalurgia do pó pode ser uma alternativa à reciclagem dos cavacos de aço EUROFER. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 345842 - UILAME UMBELINO GOMES
Interno - 1350249 - RUBENS MARIBONDO DO NASCIMENTO
Externo à Instituição - MARCELLO FILGUEIRA - UENF
Externa à Instituição - MARIA JOSÉ SANTOS LIMA - UFRN
Notícia cadastrada em: 23/09/2021 10:12
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao