Banca de DEFESA: THAIS ALVES CUNHA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THAIS ALVES CUNHA
DATA : 27/04/2022
HORA: 14:30
LOCAL: DEFESA REMOTA - https://meet.google.com/sev-yvaw-snt
TÍTULO:

COMPOSIÇÃO CORPORAL DE PACIENTES COM DISTROFIA MUSCULAR DE DUCHENNE SUPLEMENTADOS COM ZINCO: UM ENSAIO CLÍNICO


PALAVRAS-CHAVES:

Antropometria; Composição corporal; Distrofias musculares; Doenças neuromusculares; Zinco; Massa magra; Massa gorda; e Deficiência de zinco.


PÁGINAS: 50
RESUMO:

A distrofia muscular de Duchenne (DMD) é uma doença neuromuscular caracterizada por fraqueza muscular progressiva. O aumento da massa gorda total e redução da massa magra são efeitos secundários da doença. Os métodos de avaliação do estado nutricional de meninos com DMD podem ser imprecisos, e as técnicas aplicadas na população em geral são inadequadas e de difícil interpretação devido sua composição corporal alterada. O zinco é um mineral essencial para a síntese de massa magra. Os dados sobre o conteúdo de zinco no tecido adiposo na obesidade ainda são limitados. A suplementação com zinco possui efeito sobre a composição corporal, contudo, esse aumento ocorre especialmente em crianças com déficit de crescimento pré-existente. Até o presente momento, não existem estudos que avaliem a composição corporal em meninos com DMD antes e após a suplementação com zinco. Logo, foram realizados três estudos. O Estudo 1 foi descritivo e transversal, avaliando 49 meninos através de parâmetros antropométricos e de composição corporal. Para o Estudo 2, foi realizada uma revisão integrativa sobre zinco e composição corporal a fim de compreender o que a literatura trazia sobre o tema. E o Estudo 3 compôs um ensaio clínico que avaliou parâmetros dietéticos, bioquímicos e de composição corporal antes e após a suplementação com zinco de meninos com DMD. Nós observamos um aumento da massa gorda e diminuição da massa magra conforme progressão da idade/doença. Em estudos anteriores, o zinco e a composição corporal apresentaram associação, apesar da heterogeneidade metodológica. A suplementação com zinco em nossa população não foi suficiente para preservar a massa magra, sendo possível observamos apenas uma manutenção da massa muscular magra e gorda naqueles meninos com deficiência prévia de zinco sérico.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2646462 - BRUNA LEAL LIMA MACIEL
Externo à Instituição - JOSE BRANDAO NETO
Externa ao Programa - 4659679 - SANCHA HELENA DE LIMA VALE
Notícia cadastrada em: 16/04/2022 23:52
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao