Banca de QUALIFICAÇÃO: THAIS ALVES CUNHA

DISCENTE : THAIS ALVES CUNHA
DATA : 01/10/2021
LOCAL: DEFESA REMOTA - https://meet.google.com/rsr-btcs-spd

BODY COMPOSITION OF BOYS WITH DUCHENNE MUSCULAR DYSTROPHY SUPPLEMENTED WITH ZINC

Antropometria; Composição corporal; Distrofias musculares; Doenças neuromusculares.

A antropometria e a avaliação da composição corporal em meninos com distrofia muscular de Duchenne (DMD) são desafiadoras, porém métodos cruciais para avaliação do estado nutricional, melhores valores de referência antropométrica e equações preditivas de composição corporal necessárias para essa população. Com base nesses aspectos, este estudo teve como objetivo investigar a hipótese de que mudanças nos parâmetros antropométricos e na composição corporal de meninos com DMD ocorrem de acordo com a idade. Um estudo transversal com 49 indivíduos com diagnóstico de DMD do ambulatório de neurologia do Hospital Universitário Onofre Lopes em Natal, Brasil, foi realizado entre setembro de 2016 e março de 2019. Esses indivíduos foram submetidos à avaliação antropométrica e de composição corporal. De acordo com a idade, os participantes foram divididos em quatro grupos: G1 (2,6 - 8,2a), G2 (8,5 - 10,8a), G3 (11,0 - 14,0a) e G4 (15,9 - 23,0a). Os parâmetros peso para idade (P/I) (p = 0,025), dobra cutânea tricipital (DCT) (p = 0,027), músculo adutor do polegar (p = 0,041) e área muscular do braço corrigida (AMBc) (p = 0,005) foram diferentes entre os grupos. Em relação aos parâmetros antropométricos, houve prevalência nas categorias de P/I adequado e altura para idade (A/I), e eutrofia para índice de massa corporal para idade (IMC/I). Para o DCT, houve maior frequência de desnutrição grave ou obesidade. O AMBc indicou desnutrição severa na maioria dos indivíduos. Quanto a %MG, a adiposidade elevada foi mais frequente, aumentando com as faixas etárias (G1 a G4). Os meninos com DMD apresentaram diferentes padrões de parâmetros antropométricos e de composição corporal. Observou-se aumento da massa gorda e diminuição da massa magra com a idade/progressão da doença.

Externa ao Programa - 2149611 - CLELIA DE OLIVEIRA LYRA
Externa ao Programa - 4659679 - SANCHA HELENA DE LIMA VALE