Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANO LUIS DE CARVALHO ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ADRIANO LUIS DE CARVALHO ARAUJO
DATA : 13/06/2018
HORA: 14:00
LOCAL: sala de aula do PPGCSa
TÍTULO:

DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO CLÍNICA DE UM SOFTWARE PARA MENSURAÇÃO DA DENSIDADE MAMÁRIA


PALAVRAS-CHAVES:

DENSIDADE MAMÁRIA; MAMOGRAFIA; CANCER DE MAMA; MENSURAÇÃO DA DENSIDADE MAMÁRIA; SOFTWARE


PÁGINAS: 18
RESUMO:

A densidade mamária tem assumido importância crescente devido a sua relação com o câncer de mama, mas a sua mensuração tem limitações ligadas à subjetividade da validação visual ou no difícil acesso aos métodos automáticos de medição volumétrica.

Objetivo: Desenvolvimento e validação clínica do programa informático aguida para determinação da densidade mamária de modo objetivo e reprodutível a partir de imagens planas mamografias.

Métodos: pós segmentação da imagem, separando o pano de fundo da imagem da mama, o operador posiciona o cursor que limita a região de interesse sobre o músculo peitoral na incidência MLO. Na incidência CC, a imagem é padronizada com base na densidade ótica do musculo peitoral e a porporção de tecido denso é calculada pelo programa. Para a afinação da padronização foram utilizadas 282 mamografias e para a validação clínica as mamografias obtidas em 2 tempos diferentes em 200 mulheres. O programa foi desenvolvido em MatLab.

Resultados: O coeficiente de correlação intraclasse (CCI) entre as medições da densidade mamária pelo programa e por um médico radiologista foi 0,88, com um viés de apenas 1,37 pontos percentuais e limite de concordância de 95% de 13,4 pontos percentuais; na avaliação da confiabilidade inter-observador, com dois radiologistas com experiência diferentem, o CCI foi 0,87; na avaliação da confiabilidade intra-observador, o CCI foi 0,92. A adistribuição entre as classes de densidade se aproxima dos valores obtidos com os softwares volumétricos.

Conclusão: A determinação da densidade mamária elo programa Aguida em imagens planas de mamografia apresentou elevada concordância com a determinação visual por radiologista, elevada confiabilidade inter-e intra-observador.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2087759 - ANDRE DUCATI LUCHESSI
Presidente - 1048067 - ANTONIO MANUEL GOUVEIA DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 3314288 - LUIZ MURILLO LOPES DE BRITTO
Notícia cadastrada em: 11/06/2018 11:43
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao