Banca de DEFESA: JULIANA FERNANDES DE CARVALHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JULIANA FERNANDES DE CARVALHO
DATA : 29/03/2019
HORA: 11:30
LOCAL: Departamento de Física
TÍTULO:

EFEITO DE ANTIBIÓTICO VETORIZADO COM NANOPARTÍCULAS MAGNÉTICAS PARA TRATAMENTO DA INFECÇÃO POR Staphylococcus aureus MULTI RESISTENTE


PALAVRAS-CHAVES:

Magnetic field therapy, Magnetite nanoparticles, Methicillin resistant Staphylococcus aureus, Rats.


PÁGINAS: 88
RESUMO:

Objetivo: Avaliar o efeito da oxacilina ligada a nanopartículas magnéticas no modelo de infecção local em ratos.

Métodos: Doze ratos Wistar pesando 290 ± 18g foram divididos aleatoriamente em quatro grupos (n = 6, cada) e todos os ratos tiveram um anel magnético suturado nas coxas direita. No grupo de distribuição biodisponível, 0.1mL de 99mTc-magnetite (0.66 MBq) foi injetado i.v e após 30 minutos, a biodistribuição de 99mTc-magnetite foi avaliada nas coxas direita e esquerda. Os outros grupos foram inoculados com MRSA em cada músculo da coxa. Os ratos do grupo 1 foram injetados i.v. com magnetita, o grupo 2 com magnetita-Oxacilina, o grupo 3 com solução salina, todos administrados duas vezes ao dia. Após 24 horas, amostras de secreção muscular foram colhidas para análise microbiológica; músculos, pulmões e rins para histologia.

Resultados: A captação de 99mTc-magnetite foi três vezes maior nos músculos da coxa direita (com ímã externo) do que na esquerda. Nos grupos administrados magnetita e magnetita-Oxacilina, as amostras coletadas nos músculos da coxa, a quantidade de unidades formadoras de colônias (UFC) da bactéria foi significativamente menor do que nos controles com solução salina. A reação inflamatória em músculos e pulmões foi significativamente menor em ratos que receberam magnetita-Oxacilina que nos outros grupos (p <0,001).

Conclusão: Este estudo confirma a potencial atividade antimicrobiana das nanopartículas magnéticas para cepas de S. aureus resistentes à meticilina, que além de concentrar o antibiótico no local da infecção, influenciaram positivamente o tratamento.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 6345702 - ARTUR DA SILVA CARRICO
Externo à Instituição - FABRICIA LIMA FONTES - UNIRIO
Externo à Instituição - LEONARDO LINHARES OLIVEIRA - UERN
Externo ao Programa - 1164475 - MAIZA ROCHA DE ABRANTES
Externo à Instituição - MICHELLE DE MEDEIROS AIRES - UFRN
Notícia cadastrada em: 27/03/2018 10:03
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao