Banca de DEFESA: CRISTYANNE SAMARA MIRANDA DE HOLANDA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CRISTYANNE SAMARA MIRANDA DE HOLANDA
DATA: 08/05/2015
HORA: 08:30
LOCAL: CONSEC - CCS
TÍTULO:

CICLO GRAVÍDICO PUERPERAL: AVALIAÇÃO DA ASSISTÊNCIA NO SERVIÇO PÚBLICO DE SAÚDE.


PALAVRAS-CHAVES:

Cuidado Pré-Natal; Tocologia; Período Pós-Parto; Avaliação de Serviços de Saúde; Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde.


PÁGINAS: 91
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO:

Apesar dos avanços na cobertura e qualidade do acompanhamento obstétrico, o atendimento à mulher no ciclo gravídico puerperal ainda está marcado por imperícia, falta de humanização e ausência de integração na rede de assistência. Diante deste cenário, o estudo objetiva avaliar a assistência prestada à mulher no ciclo gravídico puerperal pelo serviço público obstétrico de saúde na região Seridó do estado do Rio Grande do Norte. Pesquisa do tipo exploratória e descritiva, com abordagem quali-quantitativa, realizada nos municípios de Caicó, Currais Novos e Parelhas. A pesquisa aconteceu em duas fases distintas: Primeiramente, através da técnica qualitativa de grupo focal foi feito um levantamento de elementos que possibilitaram ao investigador a avaliação da assistência obstétrica; Posteriormente, foi construído e validado um questionário de pesquisa que foi aplicado às mulheres dos municípios selecionados para o estudo. As informações colhidas durante o grupo focal foram transcritas e submetidas ao ALCESTE com o intuito de organizar os discursos em tópicos.  A análise dos discursos possibilitou a construção de um instrumento para avaliação da assistência durante o ciclo. O questionário passou pelo processo de validação aparente, antes de ser administrado. Utilizou-se a análise múltipla de regressão logística para identificação dos fatores preditores que influenciam a insatisfação da assistência. O resultado revelou um cenário inquietante e desafiador que remete à constante avaliação dos serviços em busca da melhoria da assistência. Enfatiza ainda a importância de indicadores que refletem a realidade do serviço público de saúde ser introduzidos nos instrumentos avaliativos, para nortear cientificamente a mudança das práticas assistenciais. O estudo idenfificou que 41% das participantes avaliaram negativamente a assistencia recebida pelo serviço público. Os indicadores que estão associados à satisfação das mulheres foram: a participação da mulher na escolha do parto, a visita clínica e a comunicação da alta hospitalar feita pelo profissional médico, a visita puerperal realizada pela ESF na primeira semana após alta hospitalar e o acesso as orientação sobre os cuidados com o recém-nascido na primeira semana de vida. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ELVIRA MARIA MAFALDO SOARES - UFRN
Externo ao Programa - 2626690 - JANETE LIMA DE CASTRO
Externo à Instituição - ROSELI MIEKO YAMAMOTO NOMURA - USP
Presidente - 130.491.274-49 - TÉCIA MARIA DE OLIVEIRA MARANHÃO - UFRN
Externo à Instituição - WOGELSANGER OLIVEIRA PEREIRA - UERN
Notícia cadastrada em: 05/05/2015 11:02
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao