Banca de DEFESA: RAUL HERNANDES BORTOLIN

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAUL HERNANDES BORTOLIN
DATA: 06/02/2015
HORA: 08:00
LOCAL: CONSEC - CCS
TÍTULO:

PROTEÇÃO CONTRA A PERDA ÓSSEA INDUZIDA PELO DIABETES TIPO 1 ATRAVÉS DA SUPLEMENTAÇÃO COM ZINCO: ANÁLISES BIOMECÂNICA, HISTOMORFOMÉTRICA E MOLECULAR EM RATOS DIABÉTICOS INDUZIDOS POR STZ.


PALAVRAS-CHAVES:

Diabetes mellitus tipo 1; modelo animal; perda óssea; suplementação com zinco; testes biomecânico; análises histomorfométricas; expressão gênica dos RNAm MMP9, COL1A, OPG e OC.


PÁGINAS: 30
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO:

Diversos estudos tem estabelecido a associação entre diabetes e alterações no metabolismo do osso; no entanto, os mecanismos subjacentes não são totalmente elucidados. Embora o zinco seja reconhecido como um potencial agente na prevenção contra a perda óssea induzida pelo diabetes, não há evidência mostrando este efeito em condições crónicas de diabetes. Assim o presente estudo avaliou os efeitos da suplementação de zinco em modelo de crônico de diabetes associado a perda óssea (90 dias). Foram utilizados ratos Wistar machos no qual foram igualmente distribuídos em três grupos (n=15): Controle; Diabetes mellitus tipo 1 (TDM1); e Diabetes mellitus tipo 1 associados a suplementação com zinco (T1DMS). Bioquímica sérica, análises biomecânicas, histomorfométricas e conteúdo de colágeno nas tíbias, bem como análises de expressão de RNAm em fémur foram avaliados. Em relação ao controle, TDM1 mostrou uma perda óssea através de: diminuição parâmetros histomorfométricos, tais como a espessura e área do osso trabecular e aumentou a separação trabecular óssea; diminuição de parâmetros biomecânicos representados por carga máxima, rigidez, máxima deformação em flexão, e módulo de elasticidade; diminuição do conteúdo de colágeno tipo 1. Além disso, aumentos na expressão genica da osteoprotegerina (OPG), colágeno tipo 1 (COL1A), e metaloproteinase do tipo 9 (MMP9) foram observadas em TDM1. Estes resultados representam uma menor resistência e flexibilidade óssea associada ao TDM1. A suplementação com zinco mostrou um significativo efeito protetor contra a perda óssea, uma vez que valores semelhantes foram observados para os parâmetros histomorfométricos e biomecânicos entre grupos T1DMS e controle. O zinco também apresentou uma manutenção dos valores de expressão genica dos genes estudados quando comparado com TDM1. Adicionalmente, os efeitos anabólicos do zinco foram evidenciados através do aumento da expressão genica da osteocalcina (OC) e atividade da fosfatase alcalina sérica, ambos relacionados com osteoblastogênese, demonstrando, assim, uma efeito positivo na formação óssea. Em conclusão, o zinco mostrou um efeito positivo sobre a manutenção da arquitetura óssea e parâmetros biomecânicos. Em relação aos parâmetros moleculares, a suplementação conduziu a uma hiperexpressão da OC e um controle na expressão da OPG, COL1A, e MMP9 em condições crônicas de hiperglicemia, suportam o efeito protetor e anabólico de zinco. Os resultados sugerem ainda que o zinco pode representar uma terapia adjuvante na perda óssea associada ao Diabetes mellitus tipo 1 em condições crônicas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2323511 - ADRIANA AUGUSTO DE REZENDE
Externo ao Programa - 1510735 - DANILO ALVES PINTO NAGEM
Externo à Instituição - FRANCISCO JOSÉ ALBUQUERQUE DE PAULA - USP
Externo à Instituição - JOÃO MARTINS PIZAURO JÚNIOR - UNESP
Externo ao Programa - 2477216 - NAISANDRA BEZERRA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 29/01/2015 08:48
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao