Banca de DEFESA: MARIA DE LOURDES COSTA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DE LOURDES COSTA DA SILVA
DATA: 27/11/2013
LOCAL: Anfiteatro da Maternidade Escola Januário Cicco

Doenças Cardiovasculares em Mulheres com Histórico de Pré-Eclampsia e Seguimento no Sistema Único de Saúde

Pré-Eclampsia, Doenças Cardiovasculares, Hipertensão Arterial,  seguimento após cinco anos.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina

OBJETIVOS: A pré-eclampsia configura-se como um problema de saúde pública mundial uma vez que atinge uma incidência aproximada de 7% de mulheres nulíparas saudáveis, tendo repercussões desfavoráveis na morbimortalidade materna e perinatal a curto e a longo prazo. O presente estudo teve como objetivo geral analisar os níveis pressóricos e risco cardiovascular atual em mulheres com histórico de pré-eclâmpsia, bem como o seu seguimento no Sistema Único de Saúde.

MÉTODOS: Trata-se de estudo quantitativo do tipo transversal, realizado na Maternidade Escola Januário Cicco. A população do estudo foi composta por 573 mulheres selecionadas do banco de dados do grupo de pesquisa Saúde da Mulher do Departamento de Tocoginecologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com histórico de PE e normotensas, que tiveram seus partos nessa instituição há cinco anos. Após realização de cálculo amostral, permaneceram 147 mulheres, sendo 64 no grupo com histórico de PE e 83 no grupo das normotensas. O instrumento de coleta de dados foi constituído por questionário contendo: aspectos sociodemográficos, medidas antropométricas, hábitos de vida, antecedentes pessoais e familiares para hipertensão na gestação, antecedentes familiares de doença cardiovascular e frequência da mensuração da pressão arterial atualmente.

RESULTADOS: As características clínicas e laboratoriais das mulheres analisadas evidenciam diferença significativa entre os grupos no que diz respeito ao Índice de Massa Corpórea (P= 0,001), pressão arterial sistólica (P< 0,001), pressão arterial diastólica (P< 0,001) e glicose (P= 0,025). Em relação à variação da frequência dos fatores de risco e monitorização da pressão arterial, atualmente, houve diferença significativa entre os grupos para as variáveis pressão arterial alterada (P< 0,001), antecedentes familiares para doença cardiovascular (P= 0,009) e antecedentes pessoais de síndrome hipertensiva (P<0,001). No que se refere à associação entre condições de risco cardiovascular e presença de níveis pressóricos alterados (≥130x85 mmHg), observa-se que a chance de ter pressão alterada foi significativamente maior nas mulheres com histórico de pré-eclâmpsia (IC 95% 4,12-38,92), nas com sobrepeso e obesas (IC 95% 1,70-20,75), e ainda entre as  com antecedente familiar de DCV e com antecedente pessoal de DHG (IC 95% 0,78-47,07 e IC 95% 3,20-25,39) respectivamente. Da mesma forma, a chance de ter pressão arterial alterada foi maior nas mulheres com glicemia de jejum ≥ 100mg/dL (IC 95% 2,09-24,73), bem como nas com triglicerídeos ≥ 150mg/dl (IC 95% 1,72-9,66). Após realização de ajuste do modelo logístico, permaneceram como variáveis explicativas da pressão arterial alterada, o diagnóstico (pré-eclâmpsia prévia/ normotensa) e triglicerídeos alterados.

CONCLUSÃO: As mulheres com histórico de pré-eclâmpsia havia cinco anos apresentavam atualmente níveis pressórico alterados, manifestações clínicas e laboratoriais sugestivas de risco elevado para doença cardiovascular, bem como antecedentes familiares e pessoais de hipertensão. Não há atualmente atendimento diferenciado, nem seguimento ambulatorial adequado nas redes de atenção primária para essa população.

Presidente - 1149381 - ANA CRISTINA PINHEIRO FERNANDES DE ARAUJO
Externo à Instituição - ANTONIA OLIVEIRA SILVA - UFPB
Interno - 1149531 - IRIS DO CEU CLARA COSTA
Externo à Instituição - MARIA GORETTI FREIRE DE CARVALHO - UnP