Banca de DEFESA: JOCELINE CASSIA FEREZINI DE SÁ

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOCELINE CASSIA FEREZINI DE SÁ
DATA: 29/10/2014
HORA: 08:30
LOCAL: CONSEC - CCS
TÍTULO:

EFEITOS DO EXERCÍCIO FÍSICO AERÓBICO NA VARIABILIDADE DA FREQUENCIA CARDÍACA DE MULHERES COM SÍNDROME DOS OVÁRIOS POLICÍSTICOS


PALAVRAS-CHAVES:

Síndrome dos ovários policísticos, modulação autonômica cardíaca, variabilidade da frequência cardíaca, exercício aeróbio.


PÁGINAS: 132
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO:

Objetivo: analisar o efeito do treinamento físico aeróbio (TFA) na modulação autonômica cardíaca, avaliado pela variabilidade da frequência cardíaca (VFC), em mulheres com síndrome dos ovários policísticos (SOP).

Metodologia: participaram do estudo 30 mulheres na faixa etária entre 18 e 34 anos, com diagnóstico de SOP de acordo com o Consenso de Rotterdam, que foram divididas em dois grupos: 1) grupo treinamento (GT; n=15) que concluíram programa de treinamento aeróbio durante 16 semanas, três vezes por semana e 40 minutos por sessão; e 2) grupo controle (GC; n=15) que não participaram do treinamento. A VFC foi analisada antes e após o período de estudo, sendo analisada pelos métodos linear e não-linear. Para avaliar o efeito do treinamento sobre as variáveis da análise da VFC foi ajustado um modelo de análise de covariância multivariado (MANCOVA) tendo como covariáveis o IMC, a Insulina e a Testosterona e como fator explicativo o grupo (tratamento, controle).

Resultados: As características clínicas quanto ao peso, circunferência de cintura, IMC, pressão arterial, frequência cardíaca, VO2 máx, insulina de jejum e testosterona, não apresentaram diferença estatisticamente significativa (p>0.05) entre os grupos pré-intervenção. Observaram-se após o TFA, aumentos significativos no RMSSD (p < 0.0001) e no RMSM (p = 0.002). Na análise espectral no domínio da frequência foi encontrado aumento significativo no AF in unidades absolutas (p < 0.0001), a variável AFun também apresentou um aumento significativo (p < 0.001), enquanto que BFun demonstrou diminuição significativa (p < 0.001). Na análise das variáveis pelo método não-linear foram encontradas diferenças significativas na ES, 0V e 2ULV (p<0.05), caracterizando uma melhora na modulação autonômica da frequência cardíaca do grupo treinado.

Conclusões: o TFA melhorou a VFC em repouso de mulheres com SOP, caracterizado pelo aumento na atividade parassimpática e redução da atividade simpática na frequência cardíaca. Os resultados reforçam a importância da abordagem interdisciplinar na avaliação e tratamento de mulheres com SOP, com vistas à redução de morbidade relacionada ao sistema cardiovascular.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANIELLE CRISTHINE DE MEDEIROS TAKAHASHI - UFSCAR
Presidente - 1348383 - GEORGE DANTAS DE AZEVEDO
Externo à Instituição - PATRICIA FROES MEYER - UnP
Externo ao Programa - 2613606 - SANDRA CRISTINA DE ANDRADE
Externo ao Programa - 1149619 - SELMA SOUSA BRUNO
Notícia cadastrada em: 29/10/2013 08:40
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao