Banca de QUALIFICAÇÃO: RUDSON EDSON GOMES DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RUDSON EDSON GOMES DE SOUZA
DATA: 17/12/2012
LOCAL: setor2

Plurilinguismo: da inserção curricular da intercompreensão à melhoria da aprendizagem em língua portuguesa

aprendizagem plurilíngue; (re) apropriação da cultura; construção de significados.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

Este estudo consiste em descrever a metodologia e alguns resultados de pesquisa de doutoramento inserida em projeto de extensão universitária que resultou na inclusão experimental da disciplina de intercompreensão de línguas românicas na matriz curricular no município de Natal/RN/Brasil, tentando melhorar o elevado grau de analfabetismo funcional entre jovens de até 15 anos (IBGE, 2010). Os resultados foram verificados por meio de pesquisa-ação mista (Quanti-qualitativa) nas escolas Profª Terezinha Paulino de Lima (municipal) e Profª Ana Julia de Carvalho Mousinho (estadual) com 90 alunos dos anos finais do ensino fundamental que ascenderam ao primeiro ano do ensino médio. O corpus decorrente dessa investigação foi submetido a uma série de técnicas condensadas em programas informatizados em esforço para conferir um maior rigor à análise dos resultados apontados. Apresentaram algumas leituras que permitiram afirmar como a aprendizagem plurilíngue possibilitou a melhoria da compreensão da escrita da própria língua materna, por parte de um sujeito único e quanto colaborou para uma melhor percepção do mundo ao seu redor com todas as suas diferentes nuances, objetivo principal da pesquisa, de acordo com estudos como em Carrasco Perea (2003) e Hall (1998, 2000, 2003). A identidade do sujeito favoreceu a(re) apropriação da cultura e caminhos que os levou a construir significados e dar sentido ao espaço social.

Presidente - 1149618 - SELMA ALAS MARTINS
Interno - 2194174 - ANA GRACA CANAN
Interno - 1666189 - JANAINA WEISSHEIMER
Notícia cadastrada em: 04/12/2012 11:15