Banca de DEFESA: LETICIA BEATRIZ GAMBETTA ABELLA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LETICIA BEATRIZ GAMBETTA ABELLA
DATA: 07/12/2012
HORA: 08:30
LOCAL: CCHLA - Auditório "A"
TÍTULO:

O DISCURSO DOS TUITEIROS: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA COLETIVA E DO EMPODERAMENTO CIDADÃO. 


PALAVRAS-CHAVES:

Análise Crítica do Discurso – Mídias Sociais – Mudanças Sociais e Culturais – Identidades Coletivas -  Empoderamento Cidadão.


PÁGINAS: 130
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

As mudanças sociais e culturais que caracterizam o mundo contemporâneo surpreenderam estudiosos de todas as áreas. Os avanços tecnológicos, principalmente na área da transmissão de informações, revolucionaram as noções de tempo e espaço. Novas mídias, favorecidas grandemente pela chegada da internet, abriram espaços de expressão para cidadãos desejosos de ser ouvidos. Ainda coexistindo com as mídias tradicionais, os novos espaços representam uma oportunidade de liberdade de expressão, de interação sem mediações e de construção de conteúdos independentes. Movimentos sociais se organizam por meio dessas novas mídias e desenvolvem um ativismo que começa de modo virtual e se estende a mobilizações presenciais. Castells (2009) chama de “autocomunicação de massas” a esse processo de produzir e divulgar informações que antes era propriedade exclusiva das mídias tradicionais. Natal foi cenário da gestação e articulação virtual de um movimento denominado Fora Micarla cujo objetivo foi conseguir o impeachment da prefeita da cidade, Micarla de Souza. Ainda que o objetivo principal não tenha sido alcançado na época, o movimento fez parte dos processos de mudança social que levaram os cidadãos ao ciberativismo. O Fora Micarla constitui-se também como uma mudança social em si mesmo ao colaborar na consolidação da identidade coletiva de um grupo de jovens universitários em busca de justiça social. O Twitter foi o principal canal de expressão do grupo e o responsável pela rápida expansão das mobilizações. A Abordagem Sociológica e Comunicacional do Discurso (ASCD) tem aportado o marco teórico de referência utilizado nesta pesquisa. A Comunicação para a Mudança Social (GUMUCIO, 2008) e a Sociologia Aplicada à Mudança Social (SACO, 2006), assim como os estudos do sujeito e das identidades, (BAJOIT, 2008) formam a base da ASCD para um estudo mais aprofundado das práticas discursivas. Considerando que o objeto de estudo são as manifestações discursivas dos tuiteiros simpatizantes do Movimento Fora Micarla, e que a ASCD é um braço da Análise Crítica do Discurso, se faz necessária uma análise linguística dos textos. A Gramática Sistêmica Funcional, através do Sistema de Avaliatividade desenvolvido por Martin e White (2004), oferece os recursos para avaliar as manifestações via tuites dos integrantes do movimento. A representação dos atores sociais (Van Leuween, 1998) complementa a análise discursiva crítica da ASCD. O empoderamento cidadão, como resultado desta investigação, materializou-se por meio das mudanças conquistadas através das novas mídias.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1228220 - CLEIDE EMILIA FAYE PEDROSA
Externo ao Programa - 3490575 - ADRIANO CHARLES DA SILVA CRUZ
Externo à Instituição - DENIZE ELENA GARCIA DA SILVA - UnB
Notícia cadastrada em: 03/12/2012 14:40
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao