Banca de DEFESA: MIRIAM MOEMA FILGUEIRA PINHEIRO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MIRIAM MOEMA FILGUEIRA PINHEIRO
DATA: 17/08/2012
HORA: 14:30
LOCAL: CCHLA
TÍTULO:

A TV como objeto de leitura da imagem  no contexto escolar: uma pesquisa-ação com alunos do ensino médio


PALAVRAS-CHAVES:

Estudos da Linguagem;televisão; literatura; leitura; escola. 


PÁGINAS: 340
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

Esta pesquisa procura refletir sobre a dinâmica da recepção televisiva, estudando a microsserie Hoje é dia de Maria, produzida pela Rede Globo de Televisão e tem por objetivo geral, promover inferências no processo de leitura da imagem, principalmente à leitura estética no contexto escolar, visando à formação de leitores visuais proficientes. A pesquisa foi desenvolvida com alunos da 3ª série do ensino médio em uma escola pública do Estado, situada geograficamente na cidade do Natal, RN. O enquadre teórico parte dos pressupostos do sociointeracionismo cognitivista para entender a linguagem, ancorada nas idéias de Bakhtin (1992) e Vygotsky (1998) que nos possibilitaram entender a interação social e a Teoria da Recepção Estética e do Efeito Estético com Jauss (1979) e Iser (1999), que proporcionaram a compreensão sobre a experiência estética, efeito estético e produção de sentido. A abordagem metodológica assume um viés qualitativo de caráter interpretativista, dada pelos momentos de entrevistas, observação, questionário e de aplicação de um conjunto de atividades investigativas, como exposição de temas introdutórios, veiculação de imagens e processo de mediação. O trabalho é o resultado de uma investigação-ação, num processo de intervenção pedagógica na escola. Os resultados verificaram que os recursos lingüísticos interacionais mobilizados pelos interlocutores demonstrou a falta de repertório e conhecimento prévio sobre leitura de imagem, o que os levou a fazer inicialmente uma leitura superficial. Ficou evidente que os participantes da pesquisa desconheciam a proposta apresentada, mas, no decorrer dos encontros, foi possível, perceber as suas transformações, pois os conceitos pré-estabelecidos foram com o auxílio da mediação, reflexionados de forma que, ao final, o grupo se sentiu mais autônomo e seguro ao ler as imagens. A pesquisa ainda apontou dados significativos para a escola desenvolver novas metodologias de ensino da leitura televisual. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1350248 - ADRIANO LOPES GOMES
Externo ao Programa - 347394 - FRANCISCO DE ASSIS PEREIRA
Externo à Instituição - FRANCISCO PAULO DA SILVA - UERN
Interno - 349685 - MARIA DAS GRACAS SOARES RODRIGUES
Externo à Instituição - OLGA MARIA TAVARES DA SILVA - UFPB
Notícia cadastrada em: 03/07/2012 15:22
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa17-producao.info.ufrn.br.sigaa17-producao