Banca de DEFESA: LIÉDJA LIRA DA SILVA CUNHA

DISCENTE: LIÉDJA LIRA DA SILVA CUNHA
DATA: 24/11/2011
LOCAL: CCHLA

AUTORIA E ESCRITA: Uma reflexão acerca do autorar em memórias de leituras de alunos de 9º ano do Ensino Fundamental

Autoria. Produção Escrita. Memórias de Leituras.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

O presente trabalho traz a discussão acerca da questão da autoria em redações escolares de alunos de 9º ano do Ensino Fundamental. É um trabalho fruto de uma pesquisa de Mestrado, na área da Linguística Aplicada, do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A questão da autoria tem ganhado espaço cada vez mais relevante nas pesquisas acadêmicas, pois o ato de autorar, tendo em vista a quantidade de discursos que circulam socialmente, torna-se cada dia mais questionável. As perguntas acerca da autoria tornam-se ainda mais relevantes quando tratam do processo da construção da autoria em ambiente escolar, haja vista que as redações escolares, muitas vezes, não passam de um conjunto de dizeres alheios desconexos. Entendemos autoria como relacionada a um posicionamento do sujeito que ao assumir responsabilidade, no sentido bakhtiniano, por seu texto, deixa nele seus pontos de vista, ideologias, crenças e valores, a partir de apropriação e reestruturação do discurso alheio. Essa relação constante entre o sujeito com os dizeres dos outros o torna cada vez mais apto a se constituir-se socialmente. Esta investigação é de caráter interpretativista e tem como corpus de análise dez produções escritas do gênero discursivo memórias de leituras. Adotamos um conceito de linguagem a partir de concepções bakhitinianas e entendemos o texto numa visão Geraldiana.

Presidente - 6345753 - MARIA BERNADETE FERNANDES DE OLIVEIRA
Interno - 1168633 - MARILIA VARELLA BEZERRA DE FARIA
Notícia cadastrada em: 03/11/2011 15:31
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao