Banca de DEFESA: FRANCISCO MAGNO SILVA DE ARAUJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: FRANCISCO MAGNO SILVA DE ARAUJO

DATA: 30/03/2011

HORA: 10:00

LOCAL: CCHLA

TÍTULO:

O ATENEU E A NOSTALGIA DA FORMA


PALAVRAS-CHAVES:

O Ateneu, de Raul Pompéia. Literatura Brasileira. Crítica e interpretação. Ensaio. Teoria da Literatura. Estética barroca.


PÁGINAS: 116

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes

ÁREA: Letras

SUBÁREA: Literatura Comparada

RESUMO:

No amplo e controverso panorama cultural do século XIX (precisamente entre 8 de abril e 18 de maio de 1888), a Gazeta de Notícias do Rio de Janeiro lançou em série um dos romances mais complexos da Literatura Brasileira (que entre nós poderia, antes mesmo de Guimarães Rosa, repetir o aforismo joyceano de romance que “acabaria” com outros romances”, ou melhor, que problematiza em si a própria técnica da ficção moderna): O Ateneu, de Raul d’Ávila Pompéia. A trajetória de Sérgio é simples, simples cujos labirintos nos requerem, outrossim, adentrá-los primeiro com a fé cega das paixões em busca do velo de ouro atrás de corredores que aos poucos se revelam signos da projeção universal de uma grande alegoria. Sob o disfarce da verossimilhança, logo se nos revela essa mesma vida já como ficção, projetada agora no espelho universal onde ganha cena e se fragmenta em uma espécie de comunicação metamórfica entre a realidade e a fábula; Sérgio e o Outro; o tempo narrativo e as fontes arquetípicas desta “crônica de saudades”.

 

 


 

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 350490 - ANTONIO FERNANDES DE MEDEIROS JUNIOR
Presidente - 346839 - FRANCISCO IVAN DA SILVA
Externo à Instituição - MARIA APARECIDA JUNQUEIRA - PUC - SP
Notícia cadastrada em: 03/03/2011 08:57
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao