Banca de QUALIFICAÇÃO: LAIS KARLA DA SILVA BARRETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: LAIS KARLA DA SILVA BARRETO

DATA: 30/08/2010

LOCAL: CCHLA

TÍTULO:

MICROFILME: LITERATURA E MÍDIA NO CORREIO FEMININO DE CLARICE LISPECTOR


PALAVRAS-CHAVES:

Clarice Lispector, Modernidade, Literatura e Jornalismo.


PÁGINAS: 55

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes

ÁREA: Letras

RESUMO:

No contexto da modernidade brasileira, surge a obra de Clarice Lispector, revelando a mulher que opta conscientemente pelo labor intelectual, pela especulação jornalística e pelo ato de escrever.

Ao analisarmos a relação existente entre literatura e mídia disseminada pela autora, é possível estabelecer a construção de um outro espaço da escrita voltado para a mulher, por meio da constituição de uma educação sentimental feminina.  Nas colunas escritas por Clarice Lispector para tablóides e jornais, situados na coletânea Correio Feminino, percebemos a contribuição da mulher literata, utilizando da correspondência para se comunicar com o seu leitor. Com a leitura dos textos, discutimos assim o engendramento do perfil da mulher na sociedade.

Deste modo, averiguamos as particularidades que o tecido da linguagem clariciana trouxe para a obra literária e para os meios de comunicação, desenhando um modo de criação, de estética e de estilo no fazer do gênero que se desenvolveu com base no estreitamento entre jornalista e leitor.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149354 - AFONSO HENRIQUE FAVERO
Interno - 349739 - HUMBERTO HERMENEGILDO DE ARAUJO
Interno - 1149420 - MARIA DA PENHA CASADO ALVES
Notícia cadastrada em: 19/08/2010 14:16
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa26-producao.info.ufrn.br.sigaa26-producao