Banca de DEFESA: AGEIRTON DOS SANTOS SILVA

Uma banca de DEFESA foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: AGEIRTON DOS SANTOS SILVA

DATA: 05/08/2010

LOCAL: CCHLA

SAMBA E NEGRITUDE: PRÁTICAS DISCURSIVAS E IDENTITÁRIAS EM SAMBAS DE ENREDO DE TEMÁTICA NEGRA

Palavras-chave: Negro.  Identidades negras.  Sambas de enredo de temática africana; Escolas de samba.  Práticas discursivas.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes

ÁREA: Lingüística

O objeto de estudo desta tese é o processo de afirmação, (re) construção e (re/s/) significação de identidades negras nos discursos que atravessam os sambas de enredo de temática africana das escolas de samba do grupo de elite do carnaval carioca no período compreendido entre 1960 e 2007. A questão central que a orienta é a seguinte: Como se dá esse processo discursivo e quais são os possíveis efeitos decorrentes dele? Tem como objetivo compreender, através de gestos de interpretação de tais discursos e dos que atravessam enunciados de entrevistas e de respostas oferecidas a questionários aplicados a espectadores e desfilantes dessas escolas de samba, de que forma a concepção de negritude e a prática do exercício de cidadania dos negros brasileiros, especialmente os do Rio de Janeiro, podem ser afetadas pela produção de sentidos circulante nas práticas discursivas desses sambas. Inscrita teoricamente na área da Linguística Aplicada, a pesquisa articula teorizações advindas dos Estudos Culturais e dos Estudos Étnico-raciais, como também lança mão de alguns pressupostos teórico-metodológicos da Análise de Discurso de orientação francesa. A metodologia é de base qualitativa interpretativista com procedimentos de caráter discursivo.  A análise das entrevistas não revelou, como consequência dos discursos circulantes nos sambas, uma atuação direta dos entrevistados negros na luta pelo exercício de sua cidadania, mas evidenciou movências de sentido no que diz respeito à assunção da negritude.

Externo à Instituição - FREDERICO AUGUSTO LIBERALLI DE GÓES - UFRJ
Interno - 6345753 - MARIA BERNADETE FERNANDES DE OLIVEIRA