O GRITO MUDO: SILENCIAMENTO E VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NA FICÇÃO ROMANESCA DE ALINE BEI
Violência. Aline Bei. Patriarcado.
O trabalho O grito mudo: silenciamento e violência contra a mulher na ficção romanesca de Aline Bei é uma análise de algumas cenas de violência e proposições de transgressão ao gênero romance nas obras O peso do pássaro morto (2021) e Pequena coreografia do adeus (2021) escritas por Aline Bei, jovem escritora paulista que lançou seu primeiro livro pela editora independente Nós. Bei foge da forma tradicional destinada aos romances e sua transgressão se inicia pela estilística. Nesta pesquisa será analisada a forma híbrida com a qual a escritora paulista se propõe a escrever suas duas obras, em seguida serão mapeados e analisados os tipos de violências vividos pelas narradoras de ambos os romances, apontando como a escritora trabalha a temática do luto, da violência e da melancolia em seus livros e como esses fatores se manifestam na estética das obras, concluindo que a própria obra de Aline Bei violenta a tradição literária ao inovar a maneira como o livro é escrito. Também, por meio dos estudos realizados, compreende-se que O peso do pássaro morto e Pequena coreografia do adeus revelam como o machismo afeta negativamente a sociedade e contribui para o aumento e silenciamento das mulheres na sociedade. Este trabalho utiliza-se dos estudos de Heleieth Saffioti em Gênero, patriarcado e violência (2005), os apontamentos de Pierre Bourdieu em A dominação masculina (2021), as inferências da Hélène Cixous, em O riso da medusa (2022), a fala Escrever é muito perigoso: ensaios e conferências por Olga Tokarczuk (2023), além das pesquisas de outros estudiosos do tema.