Banca de QUALIFICAÇÃO: JUCILEIDE MARIA DE SANTANA

DISCENTE : JUCILEIDE MARIA DE SANTANA
DATA : 31/01/2023
LOCAL: Remoto

LETRAMENTOS NA CURADORIA DIGITAL: UM ESTUDO SOBRE  PRÁTICAS NO EXERCÍCIO LABORAL DO CURADOR DE OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM

Linguagem; Discurso; Curadoria Digital; Letramento laboral; Multiletramentos.

A presente pesquisa tem como objetivo geral discutir a curadoria digital como prática de multiletramentos dos curadores de objetos digitais de aprendizagem. Em termos específicos, objetiva: 1) identificar a concepção de linguagem adotada pelos curadores no processo de análise, avaliação e validação de objetos digitais de aprendizagem; 2) descrever como se efetiva o processo de curadoria digital como prática de múltiplos letramentos dos curadores, e 3) analisar os posicionamentos discursivos e identitários dos curadores durante o processo de análise, avaliação e validação de objetos digitais de aprendizagem. Apoia-se nos pressupostos teóricos dos Estudos do Letramento (BARTON; LEE, 2015; BARTON; HAMILTON, 1998; KLEIMAN, 1995, 2000, 2005; OLIVEIRA & KLEIMAN, 2008; OLIVEIRA, 2010), destacando sua abordagem social e ideológica (STREET, 1984; 2014), nos aportes dos Multiletramentos (ROJO, 2013; BARTON; HAMILTON, 2000); incluindo o Letramento Digital (BUZATO, 2012); e o Letramento Laboral (PAZ, 2008), como também nas discussões realizadas sobre Cultura Digital (ANTONIO JUNIOR, 1979; ELIAS, 2022), e sobre Curadoria Digital (CARVALHO, 2020; BEAGRIE, 2004). Ainda, fundamenta suas ideias voltadas para Linguagem, Discurso e Identidade sob o enfoque teórico defendido pela Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2001). A referida pesquisa está inserida no campo da Linguística Aplicada, dado o seu caráter interdisciplinar voltado para a esfera da linguagem, defendido pelos estudos da área (MOITA LOPES, 2006; SIGNORINI, 2001). Metodologicamente, assume a perspectiva qualitativa de abordagem etnográfica (MOITA LOPES, 1994; CHIZZOTTI, 2006), voltando-se para a etnografia virtual (HINE, 2000; 2005; KOZINETS, 2014). Constituem o corpus da pesquisa as transcrições concernentes às entrevistas aplicadas e às observações realizadas, ambas por meio do Google Meet, como também as anotações de campo. A análise e a discussão dos dados evidenciam que o processo de curadoria digital de objetos digitais de aprendizagem (ODG) constitui práticas de multiletramentos, uma vez que para a sua realização os curadores necessitam mobilizar saberes relacionados a diferentes áreas de conhecimento, dentre elas as Ciências da Linguagem (conhecimentos relacionados ao campo linguístico), as Ciências da Computação (conhecimentos concernentes ao campo computacional), as Ciências da Educação (conhecimentos voltados para o campo pedagógico), as Ciências Humanas (conhecimentos destinados aos direitos humanos, aos direitos autorais), as Ciências Culturais (conhecimentos voltados para a vinculação dos objetos digitais de aprendizagem aos contextos social, cultural e educacional dos estudantes, usuários dos ODA). A relevância da mencionada pesquisa situa-se nas contribuições que as práticas curatoriais de objetos digitais de aprendizagem trazem para os usuários de seus artefatos como também para o aprimoramento dos multiletramentos dos curadores.

Presidente - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ
Externa ao Programa - 1011609 - ALANA DRIZIÊ GONZATTI DOS SANTOS - UFRNExterna à Instituição - MARIA APARECIDA DA COSTA - SEEC
Notícia cadastrada em: 23/01/2023 09:25
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao