Banca de DEFESA: KASSIOS CLEY COSTA DE ARAÚJO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KASSIOS CLEY COSTA DE ARAÚJO
DATA : 01/04/2022
LOCAL: Plataforma Google Meet

A ARQUITETÔNICA DISCURSIVA DOS SUJEITOS DA ESCOLA DA ESCOLHA: responsabilidade, responsividade e ato ético

Escola da escolha; sujeito; discurso; ato ético.

O presente trabalho de investigação origina-se a partir de um estudo realizado por ocasião da implantação de um modelo basilar para o gerenciamento das escolas de tempo integral na rede pública de ensino do estado do Rio Grande do Norte, qual seja: Modelo Escola da Escolha. Esta tese tem objetivo geral analisar os discursos que concebem e orientam os sujeitos da Escola da Escolha. Para tanto, construímos um corpus de análise documental e empírico que reuniu, por um lado, o caderno Introdução às Bases Teóricas e Metodológicas do Modelo Escola da Escolha, que situa as bases fundantes para a implantação desse modelo e, por outro, questionários aplicados ao corpo docente e ao corpo discente de uma escola pública estadual, localizada em Natal/RN, escolhida como piloto para a implantação do projeto e, posteriormente, lócus de pesquisa deste estudo. Trata-se de uma investigação, cuja característica premente dispensa as generalidades e se apoia na análise qualitativa dos dados de base interpretativista, em colaboração com o paradigma indiciário. Referendado pelas Ciências Humanas, este estudo se inscreve no campo da Linguística Aplicada, cuja natureza heterocientífica se espraia em seus aspectos inter/transdisciplinares para encontrar eco nas questões de ordem prática da vida social, num contexto sócio-histórico específico sob o qual se realiza este ato. Assim, busca-se estabelecer uma ponte entre os discursos proferidos pela Escola da Escolha e seus interlocutores – público-alvo deste trabalho – aos quais se destinam: professores e estudantes. O trabalho ancora-se em enunciados documentais e empíricos, a fim de construir uma arquitetônica teórico-metodológica, cujo escopo se reveste da filosofia bakhtiniana, notadamente no que tange à concepção de linguagem, sujeito, relações dialógicas, vozes sociais, signo ideológico, enunciado concreto e ato ético. Esses conceitos se entrelaçam e travam um profícuo diálogo com estudiosos, pensadores e filósofos da contemporaneidade da área dos Estudos Culturais. Sob essa ótica, intentamos: 1 identificar as vozes sociais que se manifestam nos discursos orientadores da Escola da Escolha; 2 interpretar essas vozes, do ponto de vista da ética, da responsividade e da responsabilidade; 3 analisar os posicionamentos dos estudantes e professores, frente à implantação do modelo da Escola da Escolha; e, por fim, 4 elencar os sentidos e valores atribuídos à Escola da Escolha pelos estudantes e professores. Os resultados da análise dos dados apontam para uma dissonância discursivo-ideológica entre o que concebe o modelo Escola da Escolha e o que os sujeitos, para quem esses discursos são direcionados, de fato, vivenciam no seu cotidiano escolar. Sob o viés do discurso formador monologizante desse modelo, as vozes dos professores se insurgem na denúncia de não terem sido ouvidas, por ocasião da sua implantação. Sob tal perspectiva, há ainda uma clara falta de identificação entre o nome do modelo e os sentidos e valores que suscitam no seu público-alvo, sobretudo pela possibilidade mínima de escolhas para alguns, ou a total ausência de escolhas para outros. Dessa feita, tais resultados entram em conformidade com a tese de que enunciados concretos que circulam em esferas discursivas diferentes podem revelar sujeitos e produzir novas identidades.

Externo à Instituição - VALDEMIR MIOTELLO - UFSCAR
Externo à Instituição - HÉLIO MÁRCIO PAJEÚ
Interna - 1149420 - MARIA DA PENHA CASADO ALVES
Interna - 1168633 - MARILIA VARELLA BEZERRA DE FARIA