Quadro de disciplinas 2022.1 - PPgEL

Clemilton

Maria Alice

Maria Angélica

Tópicos em LTD - Maria Alice:

Variação Discursiva (aceita alunos especiais)

Tópicos em LTD - Alessandra, Graça, Passeggi -

Cartografia dos gêneros discursivos; discursos constituintes; discurso religioso.(Aceita alunos especiais).

Tópicos em LTD - Paulo Duque

- Ecocognição e Linguagem (aceita alunos especiais)

Tópicos em LTD - Sulemi Fabiano Campos

Análise do discurso  e teorias da enunciação (aceita alunos especiais)

LINGUÍSTICA APLICADA

1) Estudos de letramento

2) Teorias de ensino e aprendizagem de línguas

Teorias contemporâneas do discurso

Tópicos em LA - Letramento Crítico: contribuições de Paulo Freire

Tópicos em LA - Estudos de letramento e de argumentação

1) Socorro Oliveira  e Ana Maria Paz  Aceitamos alunos especiais

2) Jennifer, Janaina , Marcelo, Ana Graça. Aceitamos alunos especiais

Cellina Muniz , Jennifer Cooper , Marília Varela  e Penha Casado Alves  - Aceitamos alunos especiais

Tópico em LA

Ivoneide Santos (aceitamos alunos especiais)

Tópico em LA

Glícia Azevedo (aceitamos alunos especiais)

LITERATURA COMPARADA

1) Literatura e tradição

2) Poéticas em suas múltiplas experimentações

3) Literatura comparada e ensino de literatura

1)Teorias críticas da literatura

Tópicos em LC

Docente(s)

1) Mauro Dunder/ Derivaldo dos Santos (Aceitamos alunos especiais)

2) Márcio Venício / Eduardo Pellejero

(Aceitamos alunos especiais)

3) A definir Docente

1) José Luiz / Derivaldo / Mauro Dunder

Tópico em LC Mauro Dunder - Estudos de Gênero e Teoria Queer (Aceito alunos especiais)

Tópico em LC Regina Simon  Representações da violência na literatura (Aceito alunos especiais

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

1. As disciplinas que aceitam alunos especiais estão indicadas no quadro com a oração “Aceita(m) alunos especiais”. Aquelas em que NÃO há essa indicação somente aceitam alunos regulares do curso.

2. Existe a possibilidade de conseguirmos alinhar o calendário para os semestres letivos de 2022 com os da graduação. No entanto, é preciso levar em conta que pode haver algum descompasso e que, ao longo do semestre, seja preciso que o professor se organize para que os alunos realizem outras atividades, que não aulas (síncronas ou assíncronas), já que, por lei, nenhum trabalhador pode exercer atividade durante período de férias.

EMENTAS TÓPICOS AVANÇADOS 2022.1

Área de Concentração: Estudos em Linguística Teórica e Descritiva

Ecocognição  e Linguagem - Paulo Duque

Linguística focada nas relações entre pessoas, “objetos”, cenários e fluxos de energia (auditivos e visuais da comunicação humana) do ambiente. O acoplamento organismo-ambiente (de habilidades perceptuais e motoras das pessoas com as possibilidades de ação fornecidas pelo ambiente) como base e meio de regulação da cognição humana. Contexto como construção discursivo-cognitiva aterrada no acoplamento. Compartilhamento de atenção, execução de jogos de linguagem e formação da memória interacional (frames de interação). O processo discursivo-cognitivo (ad hoc) de modelagem de espaços mentais e armazenamento de frames offline. Emulações e integrações de frames na criação e aprimoramento de categorias conceptuais. O acionamento de frames offline no enquadramento conceptual (framing). Esforços de implementação de máquinas ecocognitivamente orientadas. Análise ecocognitiva de situações de interação.

ANÁLISE DO DISCURSO  E TEORIAS DA ENUNCIAÇÃO - SULEMI FABIANO CAMPOS

Diálogos teóricos estabelecidos no campo da Análise do Discurso pelas tendências formalista, sociológica e histórica, a partir da leitura de textos de M. Pêcheux, M. Foucault, M. Bakhtin, J. Authier-Revuz. Estudo dos postulados teóricos de domínio da Análise do Discurso Francesa. Processos discursivos sócio-históricos e ideologicamente contextualizados. Conceitos fundamentais: discurso x texto; história x memória, interdiscursividade; identidade x alteridade; subjetividade x assujeitamento; ideologia x formação discursiva; dialogismo, enunciação, polifonia e heterogeneidade enunciativa. A Análise do Discurso e sua contribuição para a pesquisa acadêmica e outras práticas profissionais.

VARIAÇÃO DISCURSIVA - Maria Alice

Aspectos teórico-metodológicos da variação discursiva. Fenômenos de variação discursiva no português brasileiro. Variação discursiva e gênero/sequência textual.

Área de Concentração: Estudos em Linguística Aplicada

Tópicos Avançados em Linguística Aplicada IV - Glícia Azevedo Tinoco

Concepções de língua(gem) e abordagens de ensino de língua portuguesa. Documentos oficiais brasileiros que orientam o ensino nessa área e pesquisas acadêmicas da Linguística Aplicada que tratam de ensino de língua materna, letramentos, multimodalidade. Ressignificações que envolvem leitura, produção de texto, oralidade e análise linguística/semiótica. Análise de propostas de intervenção em desenvolvimento por mestrandos e doutorandos da LA.

Para orientandos (aceitam-se alunos especiais)

Área de Concentração: Estudos em Literatura Comparada

Estudos de Gênero e Teoria Queer -  Mauro Dunder

A complexidade do conceito de gênero e a frequente confusão que o senso comum faz entre ele e as noções de "sexo", "orientação sexual" e "desejo"; a noção de queer, desde o surgimento do termo até as implicações políticas e culturais de sua adoção; as relações entre o conceito de performance de gênero e o discurso literário; representações queer nas literaturas.

Representações da violência na Literatura - Regina Simon

Estudo dos aspectos relacionados à questão da violência e sua representação na literatura. As diversas formas de violência refletidas em obras literárias em diferentes épocas e países. O corpo feminino como foco privilegiado da violência.

Notícia cadastrada em: 07/02/2022 16:34
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao