Banca de DEFESA: FABIOLA BARRETO GONCALVES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FABIOLA BARRETO GONCALVES
DATA : 27/12/2021
LOCAL: Videoconferência via meet

DIÁLOGOS ENTRE AUTOR E REVISOR: ARENA DISCURSIVA NA FERRAMENTA COMENTÁRIOS

polêmicas; revisor de texto; autor; olhar alteritário; arena discursiva.

Texto algum deveria ser publicado sem passar pelo olhar alteritário de um revisor de texto. Este estudo, situado na área de Linguística Aplicada, analisa a relação entre revisor e autor, no processo que antecede a publicação da obra. Essa relação subjaz nos enunciados produzidos em comentários na ferramenta de revisão de texto, disponível em programa de edição de textos. O gênero discursivo em questão tem característica explicitamente dialógica, visto que espera do interlocutor uma resposta. Essa responsividade torna-se, algumas vezes, polêmica, quando o autor entra em embate ideológico com o revisor, posicionando-se sobre as sugestões de alterações em seu projeto de dizer. O estudo apresenta pesquisa de natureza qualitativa e interpretativista, visto que busca compreender e interpretar as peculiaridades existentes na interação entre quem produz e revisa o texto. Como referencial teórico, elege os pressupostos do chamado Círculo de Bakhtin, que trata de conceitos como: dialogismo (entre revisor e autor), olhar alteritário/exotópico (necessário no processo de revisão), não álibi (quem assina o texto tem responsabilidade por ele), cronotopo (dialogismo entre sujeitos em espaço-tempo diverso), polêmicas aberta e velada (relação discursiva nem sempre harmônica entre os sujeitos interactantes). A construção do corpus consiste em comentários em materiais didáticos produzidos pela Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, entre 2012 e 2015. Os resultados apontam que o trabalho de revisão é arena discursiva em que posicionamentos são continuamente confrontados, revistos e, eventualmente, reformulados, havendo, nesse processo, aprendizados múltiplos e de ambas as partes. Nessas inter-relações, é preciso que cada um esteja ciente de seus papéis e dos limites intrínsecos à atividade, devendo estabelecer negociações a fim de que haja um trabalho conjunto e cooperativo, tendo como resultado um material didático adequado ao ensino e à aprendizagem do aluno de Educação a Distância.

Presidente - 1149420 - MARIA DA PENHA CASADO ALVES
Interna - 322.525.604-87 - IVONEIDE BEZERRA DE ARAÚJO SANTOS MARQUES - IFRN
Externa ao Programa - 349111 - MARIA CARMEM FREIRE DIOGENES REGO
Externa à Instituição - LUCIANA SALAZAR SALGADO - UFSCAR