Banca de DEFESA: CAROLINA NICÁCIA OLIVEIRA DA ROCHA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAROLINA NICÁCIA OLIVEIRA DA ROCHA
DATA : 20/12/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

PRÁTICAS DE LETRAMENTO MOBILIZADAS EM SALA DE AULA VIRTUAL POR DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE FEDERAL


PALAVRAS-CHAVES:

Letramento do professor; Agir docente; Ensino remoto; Identidade profissional.


PÁGINAS: 149
RESUMO:

Frente ao novo cenário mundial, marcado pela Pandemia ocasionada pelo novo Coronavírus – Covid-19 - (Sars-CoV-2), a internet se tornou uma ferramenta essencial para todos, inclusive para os profissionais da educação ministrarem suas aulas no formato remoto. Nesse cenário desafiador, ter como objeto de pesquisa a sala de aula virtual é instigante. Perante esse fenômeno, traçamos como objetivo geral discutir as práticas de letramento de professores do ensino médio integrados à educação profissional no ensino remoto. Ancorada na Linguística Aplicada, com base na abordagem qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994), de teor etnográfico (PAIVA, 2019), esta pesquisa tem como colaboradores três professores do Instituto Federal da Paraíba, campus Campina Grande-PB, e como instrumentos de pesquisa notas de campo, questionário, entrevista e material didático (exercícios e slides) disponibilizado na sala de aula virtual pelos nossos colaboradores. Adotamos como referencial teórico o conceito de letramento e seus elementos constituintes, como eventos, práticas e agentes (STREET, 1993, 2001, 2003, 2013; HEATH, 1982; HAMILTON, 2000; KLEIMAN, 1995, 2001); a noção de gestos docentes (MESSIAS; DOLZ, 2015; NASCIMENTO, 2011); a abordagem da pedagogia crítica  (FREIRE, 1987; FREIRE; MACEDO, 1990; GIROUX, 1990; McLAREN, 2005), a educação no ensino remoto (ARRUDA, 2020; HODGES et al., 2020) e a noção de identidade profissional e digital (BAUMAN, 2005; HALL, 2006; KLEIMAN, 2006; IZA, et. al., 2014; FRANK; CONCEIÇÃO, 2021; GOROSPE et al., 2015). Ao explorar os dados, evidenciamos as categorias apresentadas por Hamilton (2000), a saber: elementos visíveis – participantes, ambientes, artefatos e atividades; e elementos não visíveis – participantes ocultos, domínios, recursos e rotinas. A análise dos dados gerados apontou para a mobilização por parte dos professores de práticas de leitura, de escrita e de oralidade no efetivo trabalho docente, no ensino remoto. Para construir e fazer compreender os objetos de estudo no processo de ensino aprendizagem, nossos colaboradores se utilizaram de gestos didáticos. Assim, eles foram capazes de elaborar situações acionando saberes a fim de construir práticas letradas para a vida profissional dos alunos. A prática dos professores indicou uma abordagem mais crítica, mais reflexiva do ensino, ao tentar dialogar, chamar atenção dos alunos. Em relação à identidade, a análise revela que o professor apresenta uma identidade multifacetada, decorrente da influência de diferentes fatores e contextos (família, escola, vivências, interações). A construção dessa identidade pode ocorrer de forma inconsciente e/ou consciente quando já se sabe a profissão que se quer seguir. Quando isso acontece, há observação e reflexão sobre as ações dos seus (ex) professores. Ser professor no ensino remoto exigiu aprendizados, paciência e discernimento dos nossos colaboradores para saber lidar com os desafios que surgiram, como a falta de: recursos didáticos e humanos; motivação/compromisso de alunos; feedback. Percebemos que o ensino remoto ensinou, desafiou e fez com que os professores acionassem seus diversos saberes para fazer o evento acontecer. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 332207 - MARIA DO SOCORRO OLIVEIRA
Interna - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ
Externa ao Programa - 1929360 - ANA VIRGINIA LIMA DA SILVA ROCHA
Externa à Instituição - MARIA AUGUSTA GONÇALVES DE MACEDO REINALDO - UFCG
Externa à Instituição - NADIA MARIA SILVEIRA COSTA DE MELO - UERN
Notícia cadastrada em: 09/12/2021 11:34
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