Banca de QUALIFICAÇÃO: DAYANA BENTO DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DAYANA BENTO DE SOUZA
DATA : 17/12/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Ambiente virtual
TÍTULO:

ESTUDO CRÍTICO/PROPOSITIVO DAS FORMAS DE FAZER PEDIDOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE PLE (PB)


PALAVRAS-CHAVES:

Livros didáticos de PLE. Fazer pedidos. Ensino-Aprendizagem de PLE.


PÁGINAS: 87
RESUMO:

No contexto de ensino-aprendizagem de Português Língua Estrangeira (PLE), o objetivo para o ensino da gramática deve ser pedagógico, ou seja, ela precisa ter um papel ativo no desenvolvimento da consciência linguística do aprendente no vernáculo, possibilitando-lhe fazer uso crítico das formas e funções que os falantes nativos empregam de maneira espontânea, extrapolando a norma preconizada nos manuais prescritivos e reproduzidas no Livro Didático (LD) de PLE. Sendo assim, é preciso compreender as lacunas do LD de PLE e trabalhar no sentido de proporcionar melhores condições para abordagens que gerem real comunicação e que a língua em uso seja o foco das possibilidades de interação. Dito isso, nossa investigação, que é de natureza qualitativa, tem como objetivo compreender e analisar como se dá a apresentação da competência fazer um pedido nos livros didáticos de PLE, abordada de maneira pouco prática e/ou funcional além do que recomenda a norma gramatical. Utilizaremos, em nossas análises, três manuais para o ensino de PLE que contêm a competência mencionada: Novo Avenida Brasil 1 (LIMA et al., 2008); NOTA 10: Português do Brasil (DIAS; FROTA, 2015); e SAMBA!: Curso de Língua Portuguesa para Estrangeiros (FERRAZ; PINHEIRO, 2020). Mapearemos os usos propostos pelos supramencionados Livros Didáticos, confrontando-os às variedades recorrentes na língua em uso. Teoricamente, fundamentamo-nos nas acepções sobre métodos de ensino de língua estrangeira com Larsen-Freeman (2000); etapas da aprendizagem gramatical com abordagem comunicativa com Brown (2008); Bizarro (2017); Damatta (1986); Kramsch (2013); Mendes (2011); Meyer (2013); Silveira (1998); Santos e Alvarez (2010); dentre outros teóricos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1720830 - MARCELO DA SILVA AMORIM
Interna - 1801855 - ALESSANDRA CASTILHO FERREIRA DA COSTA
Externo à Instituição - LUIZ HERCULANO DE SOUSA GUILHERME - IFSC
Notícia cadastrada em: 25/11/2021 11:22
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