Banca de DEFESA: ALBANYRA DOS SANTOS SOUZA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALBANYRA DOS SANTOS SOUZA
DATA : 24/11/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Virtual - Google Meet
TÍTULO:

 

VOZES SOCIAIS NAS PESQUISAS SOBRE LEITURA E ESCRITA NO CIBERESPAÇO.

 


PALAVRAS-CHAVES:

ciberespaço; leitura e escrita em contexto tecnológico; cronotopo; tecnologias; ensino de línguas


PÁGINAS: 160
RESUMO:

O crescente número de trabalhos voltados ao estudo da influência das tecnologias nas práticas sociais de uso da língua e nos processos de ensino e aprendizagem estimulam, cada vez mais, a acreditar que o uso das tecnologias já é uma realidade presente na vida dos sujeitos sociais e nas práticas de ensino e aprendizagem de línguas. Ao refletir sobre a temática, este estudo parte de um levantamento de pesquisas nas revistas Linguagem e Ensino, Revista Brasileira de Linguística Aplicada e Trabalhos em Linguística Aplicada, que tratam da relação tecnologia e ensino de línguas. Este estudo investiga 90 artigos científicos publicados no período de 2011 a 2020, cujo objetivo é sistematizar as pesquisas em Linguística Aplicada que consideram o cronotopo do ciberespaço e reconhecer os níveis de ensino nos quais os estudos atuam; identificar as vozes sociais sobre as tecnologias digitais que orientam as práticas de leitura e escrita digital na contemporaneidade;  compreender como essas vozes se relacionam axiologicamente; e refletir sobre os indícios dos tempos hipermodernos que caracterizam o cronotopo do ciberespaço. Esta pesquisa adota as bases teóricas do Círculo de Bakhtin sobre cronotopia, enunciado verbal e o ato ético (BAKHTIN, 2011, 2014, 2016, 2017; VOLOCHÍNOV, 2017) dialogando com o universo virtual (LÉVY, 2011), o ciberespaço (LÉVY, 1998, 2010) e os tempos hipermodernos (LIPOVETSKY; CHARLES, 2004; ROJO; BARBOSA, 2015) e a modernidade líquida (BAUMAN, 2001). Os resultados encaminham para uma relação espaço-tempo em processo de transformação. No cronotopo do ciberespaço educacional, as pesquisas apontam para espaços sociais variados responsáveis pela constituição das pesquisas. Além disso, os tempos hipermodernos agem concomitantemente a esses espaços, resultando em inúmeros problemas de estudo acerca do uso das tecnologias no ensino de línguas. As vozes sociais axiologicamente constituídas sobre leitura e escrita em contexto tecnológico dialogam e fazem refletir criticamente sobre o papel das tecnologias no âmbito social e educacional.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JOSE CEZINALDO ROCHA BESSA - UERN
Presidente - 047.613.914-72 - MARIA BERNADETE FERNANDES DE OLIVEIRA - UFRN
Interna - 1149420 - MARIA DA PENHA CASADO ALVES
Interna - 1168633 - MARILIA VARELLA BEZERRA DE FARIA
Externo à Instituição - SAMUEL DE CARVALHO LIMA - IFRN
Notícia cadastrada em: 05/11/2021 10:59
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa16-producao.info.ufrn.br.sigaa16-producao