Banca de QUALIFICAÇÃO: SARA COSTA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SARA COSTA DOS SANTOS
DATA : 30/10/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Virtual - Google Meet
TÍTULO:

TEMÁTICAS TRANSVERSAIS NO CONTO POTIGUAR SOB A PERSPECTIVA DO ENSINO DE LITERATURA


PALAVRAS-CHAVES:

Conto potiguar; Temáticas transversais;Onofre Jr.; Bartolomeu; Ensino de literatura.


PÁGINAS: 54
RESUMO:

Esta pesquisa apresenta um estudo de contos potiguares a partir da perspectiva do ensino de literatura. Para tal, são analisados contos com temáticas correlacionadas presentes nas obras Chão dos Simples (2014), de Manoel Onofre Júnior, e Rosa verde amarelou (2014), de Bartolomeu Correia de Melo. O objetivo é analisar como a tradição da história oral, o humor e a representação feminina são abordados nos contos dos dois autores, a fim de apontar caminhos possíveis para o trabalho com essas narrativas no contexto da sala de aula. Em relação à análise, primeiramente, observa-se como a cultura da oralidade é retratada nos contos, a partir da tradição da contação de histórias míticas em ambientes interioranos, tendo como aporte teórico as considerações sobre oralidade e narrador de Cascudo (2006), Zumthor (1997) e Benjamin (1987). Em seguida, analisa-se como ocorre a construção humorística nas narrativas em estudo por meio do jogo contrastante entre o sagrado e o profano, e a desestabilização da dominação masculina, levando em consideração as formas de representação da mulher sertaneja. Dessa forma, a análise se fundamenta, sobretudo, nos estudos de Duarte (2006), sobre o humor, de Bakhtin (1996), a respeito da carnavalização e do riso, de Bourdieu (2005), acerca da dominação masculina, e nos conceitos de mulher-objeto e mulher-sujeito discutidos por Zolin (2009). Nesse sentido, reflete-se sobre o ensino de literatura na atualidade e a sua indispensabilidade, a partir das discussões teóricas de Candido (2011), Compagon (2009), Todorov (2009), Cosson (2014; 2010) e Zilberman (2012) para, por fim, serem propostas sugestões metodológicas de ensino com os contos potiguares analisados. Essas propostas de ensino partirão da correlação entre pontos do Método Recepcional de ensino, discutido por Bordini e Aguiar (1993), e da proposta dialógica de ensino apresentada por Cereja (2005), organizadas em unidades didáticas, de modo que possam atender à formação leitora, crítica, consciente e humanizadora de estudantes da educação básica.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - CASSIA DE FATIMA MATOS DOS SANTOS - IFRN
Presidente - 1299003 - DERIVALDO DOS SANTOS
Externa ao Programa - 1746024 - EDNA MARIA RANGEL DE SA
Notícia cadastrada em: 16/07/2021 20:24
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