Banca de QUALIFICAÇÃO: KASSIOS CLEY COSTA DE ARAÚJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KASSIOS CLEY COSTA DE ARAÚJO
DATA : 01/07/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

O SUJEITO DA ESCOLA DA ESCOLHA: RESPONSABILIDADE, RESPONSIVIDADE E ATO ÉTICO


PALAVRAS-CHAVES:

escola da escolha; sujeito; posicionamento axiológico; ato ético.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

O presente trabalho de investigação origina-se a partir de um estudo piloto realizado por ocasião da implantação de um modelo basilar para o gerenciamento das escolas de tempo integral na rede pública de ensino do estado do Rio Grande do Norte, qual seja: Modelo da Escola da Escolha. Nesse sentido, a defesa desta tese pauta seu objetivo geral em investigar os discursos que concebem e orientam o sujeito da Escola da Escolha. Para tanto, construímos um corpus de análise documental e empírico que reuniu, por um lado, o caderno Introdução às Bases Teóricas e Metodológicas do Modelo Escola da Escolha, que situa as bases fundantes para a implantação desse modelo e, por outro, utilizamos questionários como instrumentos de pesquisa aplicados ao corpo docente e ao corpo discente da escola pública estadual escolhida como piloto para a implantação do projeto e, posteriormente, lócus de pesquisa desta tese. Nesse sentido, esta pesquisa constitui uma investigação, cuja característica premente dispensa as generalidades e se apoia na análise qualitativa dos dados de base interpretativista, guiada pelo método indiciário. Referendado pelas Ciências Humanas, este estudo inscreve-se no campo da Linguística Aplicada, cuja natureza heterocientífica se espraia em seus aspectos inter/transdisciplinares para encontrar eco nas questões de ordem prática da vida social, num contexto sócio-histórico específico sob o qual se realiza este ato. Nessa esteira, portanto, busca-se estabelecer uma ponte entre os discursos proferidos pelos documentos oficiais e seus interlocutores – público-alvo deste trabalho – aos quais se destinam: professores e alunos. Assim, lança mão de enunciados documentais e empíricos, a fim de construir uma arquitetônica teórico-metodológica, cujo escopo se reveste da filosofia bakhtiniana, notadamente no que tange à concepção de linguagem, sujeito, relações dialógicas, vozes sociais, signo ideológico, enunciado concreto e ato ético. Esses conceitos se entrelaçam e travam um profícuo diálogo com estudiosos, pensadores e filósofos nacionais e internacionais da contemporaneidade das áreas da Educação e dos Estudos Culturais. Sob essa ótica, intentamos: 1 identificar as vozes sociais que se manifestam nos discursos orientadores da Escola da Escolha; 2 investigar essas vozes, do ponto de vista da ética, da responsividade e da responsabilidade; 3 analisar os posicionamentos dos docentes e discentes, frente à implantação do modelo da Escola da Escolha; e, por fim, 4 elencar os sentidos e valores atribuídos à Escola da Escolha pelos seus docentes e discentes. Resultados (sob análise).


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - HÉLIO MÁRCIO PAJEÚ - UFPE
Interno - 1000286 - ORISON MARDEN BANDEIRA DE MELO JUNIOR
Presidente - 2211871 - RENATA ARCHANJO
Externa à Instituição - ROZICLEIDE BEZERRA DE CARVALHO - IFESP
Notícia cadastrada em: 14/06/2021 14:59
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