Banca de DEFESA: RENATA CALLIPO FUJII

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RENATA CALLIPO FUJII
DATA : 20/07/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Virtual Google Meet
TÍTULO:

FUNÇÕES EXECUTIVAS EM CRIANÇAS COM DESENVOLVIMENTO TÍPICO EM NÍVEIS SOCIOECONÔMICOS VARIADOS E O IMPACTO DO TREINO SOBRE AS FUNÇÕES EXECUTIVAS E A HABILIDADES DE LEITURA


PALAVRAS-CHAVES:

Processamento da Leitura. Funções Executivas. Treinamento Cognitivo. Condições Socioeconômicas  


PÁGINAS: 150
RESUMO:

A compreensão de leitura pode ser entendida como uma habilidade cognitiva complexa que demanda uma diversidade de competências e processos linguísticos. Funções Executivas desempenham um importante papel para a cognição e para o processamento da linguagem. Desta feita, pautado em estudos sobre Funções Executivas, Processamento da Leitura e Condições Socioeconômicas, o presente estudo investigou: (i) as relações entre Funções Executivas, Condições Socioeconômicas e medidas de habilidades cognitivas; (ii) a eficácia de uma intervenção que fez uso de jogos que diretamente e especificamente requerem o uso do sistema de Funções Executivas sobre as mesmas funções (transferência direta); (iii) a eficácia de uma intervenção que fez uso de jogos que diretamente e especificamente requerem o uso do sistema de Funções Executivas sobre o processamento da leitura  (transferência indireta). Participaram deste estudo 122 alunos de 3o e 4os anos da rede privada e pública das escolas de Natal/RN. Os participantes foram randomicamente divididos em 2 grupos. Um deles treinou com jogos que ativam funções executivas (experimental). O outro grupo (controle ativo) treinou com jogos que não ativam Funções Executivas. Testes escritos também foram administrados com o intuito de mensurar o processamento da leitura bem como a atenção dos alunos. Os resultados indicaram que existem relações íntimas entre Funções Executivas e desempenho escolar. Os dados sugerem que funções executivas e atenção seletiva melhoram consideravelmente após o treino. A habilidade de leitura de pseudopalavras também melhorou depois do treino, especificamente em relação à fluência de decodificação, o que sinaliza para uma importante contribuição da intervenção em trazer benefícios para os processos de aquisição de linguagem e leitura. As principais contribuições do presente estudo são os caminhos que ele pode oferecer para propósitos pedagógicos (ajustando treinos de funções executivas para melhor se encaixar em grupos específicos de alunos), portanto, servindo de ajuda para professores, como também servir de guia para políticas públicas educacionais.  


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1666189 - JANAINA WEISSHEIMER
Interna - 1153427 - MAHAYANA CRISTINA GODOY
Externa à Instituição - INGRID FINGER - UFRGS
Externo à Instituição - AUGUSTO BUCHWEITZ - PUC - RS
Externa à Instituição - NATALIA BEZERRA MOTA - UFPE
Notícia cadastrada em: 26/06/2020 13:51
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