Realismos Imaginários, Transculturação e composição literária na obra Cem Anos de Solidão
Realismos Imaginários. Transculturação. Composição literária. Personagens.
Esta dissertação tem como objeto de análise o romance Cem Anos de Solidão desde os precedentes narrativos oriundos dos Realismos Imaginários que inspiraram a sua escrita, perpassando pelo contato de culturas distintas que possibilitaram o fenômeno da Transculturação presente na sua unidade narrativa em seus três níveis: o linguístico, o composicional e o da cosmovisão do autor. Nos detivemos no nível transculturador da composição literária de enredo e personagens para estabelecer comparações teóricas com a análise do corpus do próprio romance. O objetivo é constatar se os níveis pressupostos por Ángel Rama estão articulados na obra, caracterizando a Transculturação narrativa e como essa articulação está associada ao Realismo Mágico em que ela é mundialmente conhecida. Para tanto, estabelecemos os critérios de análise nos níveis linguístico, da composição e da cosmovisão, em que se opera a configuração do contexto em que a transculturação ocorre na literatura. A análise se pauta pelo método teórico-metodológico de pesquisa qualitativa e análise crítica, que se propõe a destacar as regularidades de aparições de elementos do Realismo Maravilhoso e Transculturação na obra, com suporte quantitativo, para constatar a frequência de utilização desses elementos na estrutura textual. Para isso, tomamos por base os postulados teóricos de BECERRA (2008), PEÑA GUTIÉRREZ (1987) sobre os Realismos Imaginários, LEZAMA LIMA (1979), sobre a imagem da América latina e suas culturas múltiplas, RAMA (1987) e sua visão sobre o fenômeno transcultural e GREIMAS (2013) sobre os elementos de interpretação da narrativa mítica além de CANDIDO (2004) e BRAIT (2004) sobre a composição de personagens nas narrativas. Os resultados indicam que toda a obra foi configurada de maneira que a Transculturação estivesse articulada com os elementos do Realismo Mágico dando forma a uma composição original fruto da somatória de elementos míticos das diferentes etnias e elementos culturais prefiguradas nas personagens e suas ações na fábula construída.