Banca de QUALIFICAÇÃO: GLÊNIO MORAIS RÉGIS

DISCENTE : GLÊNIO MORAIS RÉGIS
DATA : 30/09/2019
LOCAL: A definir

O LETRAMENTO DIGITAL DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA POR MEIO DOS RECURSOS INTERACIONAIS DO SIGEDUC

Letramento Digital. Formação Docente. Recursos Interacionais. SIGEDUC.

No contexto educacional brasileiro, nos últimos anos, os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) têm contribuído para tornar a prática do Letramento Digital uma realidade nas instituições de ensino. Dessa forma, docentes e discentes passaram a ter acesso a softwares criados para favorecer a interação escolar e extraescolar. No entanto, nem todos os professores aderiram ao uso dessa tecnologia, seja por resistência, seja falta de cursos de formação continuada capazes de orientar para a relevância e benefícios que a utilização das tecnologias da informação e Comunicação (TIC) podem gerar ao trabalho docente e à interação com alunos. Pensando nisso, procuramos, com base em diagnóstico, realizado junto aos professores da educação básica da rede estadual de ensino vinculados à 9ª Diretoria Regional de Educação (DIREC), planejar e aplicar Projeto Didático de Gêneros (PDG) com vistas a atenuar as dificuldades e resistências quanto ao uso das ferramentas interacionais do Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEDUC). A partir dessa realidade, a presente pesquisa tem por objetivo investigar as contribuições da aplicação do PDG para a melhoria do letramento digital do professor no tocante ao aproveitamento cotidiano das ferramentas interativas oferecidas pelo referido sistema para a sua atuação docente. Metodologicamente, esta investigação se insere nas orientações da Linguística Aplicada (ALMEIDA FILHO, 2007; MOITA LOPES, 1996, 2009; PENNYCOOK, 2009), uma vez que que esse campo apresenta “legibilidade dos fatos sociais, que têm a linguagem como fator primordial” (MOITA LOPES, 2009). Além disso, caracteriza-se como pesquisa-ação (THIOLLENT, 2002) de vertente etnográfica (CHIZZOTTI, 2014) com abordagem de dados qualitativa (BODGAN, BIKLEN, 1994). Em termos aportes teóricos, buscamos fundamentar as discussões e práticas nos aportes dos Estudos de Letramento (KLEIMAN, 1995; BAYNHAM, 1995; OLIVEIRA, 2008; BARTON & HAMILTON, 1998), especificamente, no que diz respeito ao Letramento Digital (SOARES, 2002; BUZATO, 2006; COSCARELLI; RIBEIRO, 2007; LANKSHEAR & KNOBEL, 2008) e à formação docente (ARAÚJO, 2009, COSCARELLI; RIBEIRO, 2016). A proposta interventiva  se configura como curso de formação semipresencial elaborado nos moldes do Projeto Didático de Gênero (MAGALHÃES, KERSCH, 2012, 2014) e centra foco na utilização dos recursos interacionais do SIGEDUC na perspectiva de fornecer subsídios capazes de desconstruir dificuldades e resistências que impossibilitam o professor de lançar mão dos recursos digitais para implementar suas práticas docentes e dinamizar suas interações com os alunos e demais membros da gestação escolar.

Presidente - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ
Interna - 322.525.604-87 - IVONEIDE BEZERRA DE ARAÚJO SANTOS MARQUES - IFRN