Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO GEONILSON CUNHA FONSECA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCISCO GEONILSON CUNHA FONSECA
DATA : 07/06/2019
LOCAL: Auditório E do CCHLA

ARGUMENTAÇÃO E ASPECTOS RETÓRICOS DAS REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS NA DENÚNCIA CONTRA RENAN CALHEIROS, ANÍBAL GOMES E PAULO TWIASCHOR:  O CASO SERVENG

Argumentação. Denúncia. Representação discursiva. Retórica.

Investigamos, nesta tese de doutoramento,a composição e os efeitos de sentido dos recursos argumentativos e retóricos observáveis nas representações discursivas da denúncia contra Renan Calheiros, Aníbal Gomes e Paulo Twiaschor - a denúncia do caso SERVENG. Para nortear a investigação, buscamos responder as seguintes questões: 1) como as representações discursivas – as imagens – contribuem para a eficácia persuasiva da argumentação? 2) De que forma as provas pelo logos, pelo páthos e pelo éthos são construídas a favor de uma argumentação eficaz? 3) Como as escolhas linguísticas e discursivas são usadas pelo enunciador para construção das representações discursivas e das provas lógicas, éticas e patéticas? Em consonância com essas questões, objetivamos esclarecer a função argumentativa das representações discursivas construídas no texto e no discurso; explicitar os efeitos das representações discursivas na eficácia da argumentação; explicar como logos, phátos e éthos são construídos e usados a favor de determinada orientação argumentativa, bem como,  esclarecer como as escolhas linguísticas e discursivas são usadas pelo enunciador em função de interesses argumentativos e retóricos para construção das representações discursivas e das provas lógicas, éticas e patéticas. Nossa filiação teórica segue os constructos da Análise Textual dos Discurso – ATD -, de Adam (2011), com contribuições de Rodrigues; Silva Neto; Passeggi (2010). No que tange ao estudo da argumentação, apoiamo-nos em Aristóteles (1969 [384 – 322 a.c]),, Perelman & Olbrechts-Tyteca (1996),,  Plantin (2008), Koch (2009; 2011), Pinto (2010) e Fiorin (2014; 2015). Especificamente nos estudos sobre logos, páthos e éthos, fizemos uso dos trabalhos de Maingueneau (2008; 2014), Amossy (2014; 2018) e Adam (2014). De modo metodológico, adotamos o método dedutivo-indutivo, pois, partimos de conhecimentos gerais (teorias e categorias teóricas) para casos particulares e, a partir da análise, por indução,elencamos conhecimentos particulares com possibilidades de se chegar a certas generalizações. Quanto à natureza das fontes utilizadas, classificamos a pesquisa como de abordagem bibliográfica e documental, tendo, segundo seus objetivos, a denominação de uma investigação de caráter descritivo e explicativo, com modo qualitativo de abordagem do material estudado. O corpus da pesquisa é a denúncia do caso SERVENG, entregue em 2016 ao Ministro Teori Zavascki, que denuncia a prática de crime contra a administração pública.Os resultados revelam que o plano de texto adotado – segundo as partes do discurso retórico –exerce papel fundamental para esclarecer os fatos e dar à situação relatada e denunciada a verossimilhança necessária quanto a formulação do problema, a narração dos fatos, bem como, a demonstração e elaboração das provas. Revela também que os polos do logos, do páthos e do éthos são mais complementares do que concorrentes e que, nos diversos movimentos argumentativos, esses polos se cruzam na construção e na manutenção de certos esquemas argumentativos e interpretativos com a construção de campos semânticos negativos no que se refere às ações e às representações discursivas dos denunciados.

Presidente - 337223 - JOAO GOMES DA SILVA NETO
Interno - 349707 - LUIS ALVARO SGADARI PASSEGGI