Banca de DEFESA: CYRO ROBERTO DE MELO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CYRO ROBERTO DE MELO NASCIMENTO
DATA : 10/05/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório C - CCHLA
TÍTULO:

Stella Manhattan de Silviano Santiago e Onde andará Dulce Veiga?de Caio Fernando Abreu: dois romances homotextuais brasileiros.


PALAVRAS-CHAVES:

Homotextualidade. Stella Manhattan. Onde andará Dulce Veiga?. Entre-lugar.


PÁGINAS: 191
RESUMO:

Na presente tese analisamos como a escrita homoerótica brasileira, a que chamaremos de homotextualidade, se reconfigura a partir dos anos 1960 e 1970. Neles, a emergência de novos sujeitos de direito, influenciados pelo rápido desenvolvimento urbano do país e seus valores culturais em transformação, vai permitir uma escrita sobre a homossexualidade a partir de um prisma até então inédito, em que os próprios sujeitos podem falar de seu desejo de forma aberta. Para nortear nossa análise, elegemos os romances Stella Manhattan (1985) de Silviano Santiago e Onde andará Dulce Veiga? (1990) de Caio Fernando Abreu, dois autores de grande repercussão entre crítica e público e cujas obras, mesmo escritas posteriormente, situam suas narrativas à época. Recorremos às ideias de Michel Foucault (1988) e Judith Butler (2000, 2013) sobre a sexualidade como um dispositivo historicamente demarcado e discursivamente instituído, rompendo com uma concepção do desejo e identidade dos indivíduos como algo previamente predeterminado por aspectos meramente biológicos. Essas concepções serão fundamentais para entendermos como a abordagem do homoerotismo varia entre épocas ao retratar sujeitos que se revelam muito diversos entre si. Recorremos também à ideia de entre-lugar do discurso latino-americano apresentada por Silviano Santiago (2013) para pensar como a identidade das personagens é marcada pela experiência do exílio e pelas trocas entre culturas distintas. Nessa complexa ligação, verificamos a possibilidade da escrita do homoerotismo e do desejo de liberdade de seus sujeitos dentro de uma sociedade que passou por profundas transformações ao longo de seu processo de modernização.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1513790 - ANDREY PEREIRA DE OLIVEIRA
Interno - 2312500 - MAURO DUNDER
Externa ao Programa - 1223367 - JULIANE VARGAS WELTER
Externo à Instituição - MANOEL FREIRE RODRIGUES - UERN
Externo à Instituição - WANDERLAN DA SILVA ALVES - UEPB
Notícia cadastrada em: 16/04/2019 16:27
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao