Banca de DEFESA: KARINE ALVES DAVID

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KARINE ALVES DAVID
DATA : 07/12/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório C - CCHLA
TÍTULO:

Um modelo de referência para uma pedagogia do argumento


PALAVRAS-CHAVES:

Argumentação; Construção do argumento; Linguagem em uso; Texto.  

 


PÁGINAS: 123
RESUMO:

Nosso propósito, neste trabalho, é apresentar uma proposta para uma pedagogia do argumento. Entendemos por pedagogia o conhecimento elaborado, capaz de compreender um fenômeno, os sujeitos e as ações, considerando o uso da linguagem. Partimos da constatação de que, apesar da preocupação com o tema e da grande quantidade de trabalhos desenvolvidos que desencadeiam propostas de ensino, percebemos que não se tem pensado a respeito de uma concepção de argumentação específica para o contexto de sala de aula e a argumentação está intimamente relacionada apenas à produção textual. Propomos, assim, uma perspectiva mais ampla centrada na construção do argumento. Entendemos que, quando alguém é posto diante de um acontecimento no mundo, a resposta é um argumento cujo processo de construção pode ser abordado em sala de aula, de forma autônoma, enquanto uma habilidade de uso da linguagem. A proposta é composta por três momentos. O primeiro consiste na apresentação dos princípios da pedagogia do argumento, centrados em duas orientações: o foco no argumento e o propósito de abordá-lo em sala de aula. O segundo momento consiste na revisão de algumas perspectivas teóricas do campo dos estudos da argumentação tendo em vista o que elas oferecem em termos de suporte para a construção do argumento, e, dessa forma, podem subsidiar a proposta de pedagogia do argumento. Por fim, o terceiro momento desenha um modelo metodológico que comporta o trabalho com a construção do argumento em três etapas: contextualização, planejamento e textualização. A ideia é a de que, por meio da construção do argumento, seja estimulado o pensamento do sujeito sobre o mundo, para ajudá-lo a aprender a compreender o julgamento de suas próprias ideias, bem como da dos outros, para testá-los de forma suficiente no que concerne ao rebate de ideias opostas, respeitando o resultado desta combinação. Essa pedagogia do argumento pode servir de referência para professores durante o planejamento de aulas para diferentes níveis de escolaridade. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1165367 - CLEMILTON LOPES PINHEIRO
Interno - 1720830 - MARCELO DA SILVA AMORIM
Interno - 332207 - MARIA DO SOCORRO OLIVEIRA
Externo à Instituição - EDUARDO LOPES PIRIS
Externo à Instituição - MARIA ELIAS SOARES - UFC
Notícia cadastrada em: 18/10/2018 13:58
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