PRÁTICAS DISCURSIVAS E CUIDADO DE SI: A CONSTITUIÇÃO DE SUBJETIVIDADES DE ALUNAS DO MULHERES MIL
MULHERES MIL; PRÁTICAS DISCURSIVAS; SUBJETIVIDADE; CUIDADO DE SI
O Programa Mulheres Mil constitui-se como uma política pública que busca atender mulheres em situação de vulnerabilidade social, propiciando formação técnica e profissional, bem como busca operar um processo de modificação de si em seu corpo discente. Uma das estratégias propostas pelo Programa para esse processo de transformação é a escrita do Mapa da Vida. Nesse sentido, entendendo que o Mulheres Mil se inscreve como um dispositivo de tecnologias do eu (FOUCAULT, 2014b) e de produção de subjetividades determinadas por práticas discursivas de uma Cultura de Si (FOUCAULT, 2014a; 2014b; 2017), esta pesquisa objetiva analisar que tipos de subjetividades se constituem discursivamente na escrita dos Mapas da vida das alunas atendidas. O estudo, de natureza qualitativa interpretativista e abordagem sócio histórica, insere-se no campo de estudos da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2004; 2013). Utilizam-se dispositivos teórico analíticos da análise de discurso foucaultiana (FOUCAULT, 2009), de estudos feministas (RAGO, 2006; SCAVONE, 2006; SWAIN, 2006) e de estudos da linguagem. Os resultados, ainda preliminares, mostram que a elaboração de subjetividades dessas alunas é atravessada por práticas discursivas cujos efeitos de sentidos traduzem a clássica Cultura de Si e técnicas cristãs bem como de práticas de liberdade.